15 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal valoriza centro histórico com programa cultural no próximo fim-de-semana

25 de Março 2019

A Junta de Freguesia de Pombal associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, através da dinamização de um programa de actividades que irá decorrer ao longo do próximo fim-de-semana (30 e 31 de Março) em vários espaços da cidade.

“Este fim-de-semana foi pensado de forma a termos várias iniciativas de índole cultural, que promovam o património, a tradição, a música, a gastronomia e o bem-estar”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Pimpão, salientando que esta “é uma das nossas iniciativas mais relevantes pela envolvência que tem com a comunidade”. E este ano estas comemorações têm uma particularidade: não se limitam a chamar as pessoas para o centro histórico de Pombal, mas também as guiam para fora dele, através de uma caminhada pelas margens do rio Arunca.

O programa começa no sábado (30), logo de manhã, com a recepção aos gaiteiros, que prometem animar várias ruas da cidade com os sons tradicionais das gaitas de foles e, desta forma, atrair gente ao centro histórico. Trata-se do 2.º Encontro de Gaiteiros que pretende “reactivar e manter vivo o histórico muito grande associado às gaitas de foles”, realçou Carla Longo, secretária da Junta, recordando que “os gaiteiros fazem parte do nosso acervo cultural de há longas décadas”.

Após uma manhã de arruadas pela cidade, os 14 grupos, com um total de 55 elementos, actuam no Jardim do Cardal (15h30), rumando depois à Praça Faria Gama, onde se concentram, a partir das 17h00, as comemorações que incluem a confecção de uma mega fogaça por uma pastelaria da zona histórica. Segue-se uma tertúlia de “conversas sobre Pombal”, na qual “o Rancho Típico de Pombal e a Confraria do Bodo desafiam as pessoas a partilhar estórias antigas da nossa terra”, adiantou Pedro Pimpão.

No domingo (31), a música dá lugar ao bem-estar num programa de rastreios de saúde direccionado para os factores de risco do AVC, como forma de divulgar uma actividade que decorre no último domingo de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00, no edifício da Junta de Freguesia, resultante de uma parceria entre esta entidade e a Delegação de Pombal da Associação Portuguesa de AVC.

As actividades prosseguem com “a grande novidade desta edição”, sublinhou o presidente da Junta, referindo-se à caminhada pelos “Eco-trilhos do Arunca”, que “começa da zona histórica, acompanha o rio Arunca e termina na sede da Associação da Ranha de Baixo”, onde se realiza um Festival de Sopas. Este percurso pedestre, com a extensão de aproximadamente sete quilómetros e inscrição gratuita, “tem um simbolismo muito forte, porque os centros históricos nasceram do castelo para o rio”, pelo que esta actividade pretende “reforçar a sintonia entre a cidade, o centro histórico e o rio”, frisou Pedro Pimpão, defendendo que “o rio deve ser mais usufruído pelas pessoas, daí que um dos nossos objectivos a médio longo prazo e um dos nossos compromissos é precisamente o prolongamento do corredor ribeirinho pelo Arunca”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM