17 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Plataforma interactiva aproxima idosos de Alvaiázere das famílias e amigos

20 de Março 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere adquiriu recentemente uma plataforma interactiva “de fácil utilização” que permite “aproximar os utentes das suas famílias e amigos”, mas também do resto do mundo, revelou hoje a provedora Adelaide Santos, na abertura do congresso “Corpo Activo = Desenvolvimento Positivo”, promovido pela Misericórdia local.

“Na senda da inovação e da modernidade, a Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere adquiriu recentemente um sistema interactivo pensado e desenvolvido para pessoas idosas”, anunciou Adelaide Santos, salientando que esta plataforma permite “uma aproximação muito importante e saudável dos utentes às suas famílias e amigos”.

Esta solução tecnológica é “composta por três plataformas informáticas digitais com diferentes propósitos”, realçou a provedora, explicando que “a primeira e principal é para utilização dos utentes, a segunda para gestão da instituição e a terceira para os familiares e amigos dos nossos idosos”.

Assim, através deste sistema, “o utente pode ter acesso a fotos, vídeos e outros conteúdos inseridos pelos seus familiares e amigos, comunicar com os mesmos através de video-chamada, realizar vários jogos interactivos de estimulação física e intelectual, bem como aceder a conteúdos variados do seu interesse”.

“Tudo isto é possível de uma forma muito intuitiva e fácil, não exigindo que o utente saiba ler e escrever, nem que alguma vez tenha tido contacto com a tecnologia digital”, sublinhou Adelaide Santos, constatando que “é de facto algo de muito motivador” para os idosos.

Para a provedora, “são pequenos grandes investimentos como este que podem fazer a diferença na vida dos nossos utentes”. Afinal, “proporcionar momentos de prazer e alegria aos nossos idosos através de novas experiências é um dos caminhos para lhes garantir uma vida mais saudável”.

“As IPSS’s do nosso concelho têm esta capacidade de se adaptarem, reinventarem e reajustarem às necessidades do momento”, enalteceu a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, reconhecendo “todo o trabalho desenvolvido pela Misericórdia de Alvaiázere e por todas as instituições do concelho”.

Salientando que “Alvaiázere é realmente um território envelhecido”, a autarca considera “importante que se estimulem e ajustem as necessidades ao nosso público e à nossa comunidade”, possibilitando “criar mais-valia no nosso concelho” e, ao mesmo tempo, “condições para os nossos munícipes terem uma vida mais feliz, activa e dinâmica”.

Por sua vez, o presidente do Secretariado Regional de Leiria da União das Misericórdias Portuguesas, Joaquim Guardado, defendeu que “as misericórdias são hoje uma referência a nível nacional”, na medida em que “temos o grande mérito de nos conseguirmos actualizar, preocupados com os problemas que nos vão afectando”. E prova disso é esta solução tecnológica inovadora que permite ultrapassar os desafios da idade.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM