Os Baldios de Vila Nova comemoram, a 21 de Março, o Dia da Árvore com os alunos do 1.º ciclo de todo o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, à semelhança do que tem vindo a ser realizado nos últimos anos.
As actividades, que envolvem cerca de 330 alunos, têm início pelas 10h30, nos Baldios de Vila Nova, onde as crianças irão assistir a uma demonstração prática e algumas notas teóricas da utilização de fogo controlado como ferramenta de gestão silvícola do território. “O objectivo é que os alunos entendam que o fogo controlado promove a compartimentação dos espaços florestais através da criação de descontinuidades no coberto vegetal, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado, contribuindo assim para a defesa da floresta contra incêndios”, explica uma nota dos Baldios de Vila Nova.
Para além do fogo controlado, os alunos terão a oportunidade de assistir a trabalhos com motorroçadoras e motosserras para a abertura de pequenas faixas de protecção das árvores que estão inseridas nas parcelas a queimar.
Esta iniciativa conta com a parceria da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que tem vindo a desenvolver acções de fogo controlado em contexto de formação nos Baldios de Vila Nova, e da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
A equipa de sapadores florestais estará de apoio à prevenção, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, que disponibilizam um carro tanque e os Bombeiros de Poiares que têm estado sempre presentes em todas as acções de fogo controlado desenvolvidas pela ENB na área dos Baldios de Vila Nova.
Este ano a árvore escolhida para a plantação é mais uma vez o medronheiro e os alunos terão a oportunidade de o plantar e regar, refere a mesma nota, argumentando que “é preocupação dos Baldios de Vila Nova a plantação de espécies autóctones e de passar essa mensagem para os mais novos que participam nas actividades do Dia da Árvore”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM