A equipa multidisciplinar do concelho de Leiria trabalhou junto de 259 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, entre Setembro de 2018 e Fevereiro de 2019, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).
De Setembro de 2018 a Fevereiro de 2019, foram 259 os alunos das escolas do concelho intervencionados pela equipa multidisciplinar que promove o sucesso e previne o abandono escolar, explicou hoje a Câmara de Leiria, numa nota de imprensa.
Segundo o município liderado por Raul Castro (PS), nos primeiros seis meses de trabalho, os profissionais que compõem o PIICIE sinalizaram 709 alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas de Caranguejeira, Colmeias, D. Dinis, Domingos Sequeira, Dr. Correia Mateus, Henrique Sommer e Rainha Santa Isabel, tendo dedicado mais de 240 horas à realização de actividades colectivas.
Neste período, as acções abrangeram também cerca de 170 docentes, encarregados de educação e assistentes operacionais, num total de 136 horas “dedicadas a actividades de capacitação individual e colectiva”.
A metodologia adoptada inclui a “referenciação do aluno, o apoio promocional, preventivo e terapêutico, a monitorização do progresso escolar e a avaliação do impacto das intervenções”.
O PIICIE é composto por uma equipa multidisciplinar de seis psicólogos, três mediadores sociais, quatro terapeutas da fala e uma nutricionista, focada em prevenir, promover e intervir no insucesso escolar junto de crianças com cinco anos a frequentar o pré-escolar, alunos do 1.º ensino básico, educadores, professores, assistentes profissionais e famílias do concelho de Leiria, refere ainda a nota de imprensa.
O PIICIE é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e executado pelo município, integrando o Projecto Educativo Municipal.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM