A Junta de Freguesia de Pombal vai promover um roteiro descentralizado de sessões de esclarecimento sobre as obrigações legais relacionadas com a protecção civil. As acções de informação, que começam hoje na Aldeia dos Redondos e terminam a 5 de Abril na localidade de Mendes, vão abordar diversas temáticas como a limpeza dos terrenos, a realização de queimadas, a vespa asiática e a prevenção de fogos florestais.
“No sentido de apoiar a população e contribuir de forma activa para que a informação chegue a toda a freguesia”, a Junta de Pombal inicia hoje, pelas 21h00, na Aldeia dos Redondos, um roteiro de sessões que pretende esclarecer a população sobre as questões relacionadas com a limpeza de faixas de gestão de combustível, regras de comunicação prévia de queimas e queimadas, alerta de praga da vespa asiática e sensibilização para o projecto “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.
Segundo uma nota daquela edilidade, “este roteiro surge no seguimento de uma sessão de esclarecimento promovida pelo Município de Pombal nas instalações da Junta de Freguesia”, que registou “uma boa adesão da população”.
“Face ao exposto e considerando as dúvidas e solicitações que tem sido alvo no âmbito desta matéria, decidiu a Junta de Freguesia promover, por iniciativa própria, o esclarecimento da população da freguesia realizando sessões descentralizadas”, refere a mesma nota, adiantando que estas sessões de esclarecimento têm sido agendadas em parceria com as colectividades e as comissões de capela dos diversos lugares, de acordo com as solicitações que têm sido dirigidas.
“Este ciclo de sessões está a ser desenvolvido em estreita parceria pela nossa recém-criada Unidade Local de Protecção Civil, com o Município de Pombal, os serviços de Protecção Civil, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal e a Guarda Nacional Republicana”, salienta a Junta de Freguesia de Pombal, agradecendo “o apoio técnico e institucional prestado por estas entidades”.
De referir que a primeira sessão subordinada a esta temática realizou-se, no passado dia 14 de Março, no edifício sede da Junta de Pombal. Já o roteiro pelas aldeias começa hoje na Aldeia dos Redondos (pelas 21h00, na sede da Associação), seguindo-se Casal Fernão João (pelas 19h00 do dia 26, no salão da Capela), Arroteia (pelas 19h00 do dia 27, no salão da Capela), Vale da Cavadinha (pelas 19h00 do dia 28, na Associação “O Pinheirinho”), Ranha de Baixo (pelas 21h00 de 2 de Abril, na AREC), Vicentes (pelas 21h00 do dia 3, no salão da Capela), Ponte de Assamaça (pelas 19h00 do dia 4, no salão da Capela) e Mendes (pelas 19h00 do dia 5, na sede da Associação).
“O objectivo da realização destas sessões passa por reforçar o elo de proximidade entre a Junta e a população, demonstrando mais uma vez a firme e constante disponibilidade da Junta de Freguesia de Pombal para estar ao lado da população, ajudando a superar os desafios e exigências com as obrigatoriedades legais de limpeza e comunicação de queimas e queimadas, reconhecimento e comunicação de ninhos de vespa asiática, assim como alertar a população sobre as contingências a adoptar em caso de catástrofe”, conclui aquela edilidade.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM