A GNR de Monte Real, em Leiria, deteve um homem de 64 anos suspeito da prática do crime de incêndio florestal, anunciou hoje o Comando Territorial.
Numa nota de imprensa, a GNR informa que, através do Posto Territorial de Monte Real, a GNR deteve em flagrante delito um homem de 64 anos, que estava a fazer a limpeza do terreno com fogo.
Segundo esta organização militar, “após a denúncia de um possível incêndio florestal, os militares identificaram o autor do mesmo, apurando que o incêndio teve origem na limpeza de um terreno, através do uso de fogo”.
O comandante do Destacamento Territorial de Leiria, capitão André Gonçalves, explicou à Lusa que o suspeito estava a realizar uma queimada, sem ter pedido autorização prévia à Câmara Municipal, como exige a actual legislação.
“Além do pedido de autorização, este tipo de acção tem de ser acompanhada no terreno por técnicos credenciados para a utilização do fogo”, acrescentou André Gonçalves, afirmando que tal não sucedeu.
O homem “não só não comunicou à autarquia a realização da queimada, como colocou o fogo na propriedade sozinho para limpeza do seu terreno”.
Acabou por “perder o controlo do fogo” e “provocou o incêndio”, que “consumiu uma área de 2.500 metros quadrados de mato”.
Os militares procederam à detenção do autor do incêndio, tendo remetido os factos ao Tribunal Judicial de Leiria.
Esta acção contou com o apoio do Núcleo de Protecção Ambiental de Leiria.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM