11 de Julho de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Exportações em Sicó crescem mais de 18% em cinco anos

17 de Março 2019

As exportações de bens no território de Sicó aumentaram mais de 18% nos últimos cinco anos, atingindo quase 240 milhões de euros em 2018, com o município de Pombal a representar mais de um terço desse valor.

Contas feitas pelo TERRAS DE SICÓ, a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que a evolução das vendas ao exterior, no ano passado, pelas empresas dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa, Penela, Pombal e Soure está ligeiramente abaixo da média nacional, que apresenta um crescimento de 20,5%. Ainda assim um desenvolvimento interessante dado trata-se na maioria dos casos de municípios catalogados de “baixa densidade”, com as dificuldades inerentes.

Os últimos cinco anos (2014 em diante) representam, na prática, o pós-maior crise económica (até agora) do século XXI, e os números parecem significar uma “saída limpa” desse período difícil, que atingiu o auge em 2012/2013. Há cinco anos, as referidas empresas facturavam com as vendas ao exterior pouco mais de 202 milhões euros, sendo que o maior crescimento homólogo se verificou de 2014 para 2015 com um valor superior a 6%.

As empresas sediadas em Pombal vendem ao exterior três vezes mais que as dos restantes cinco concelhos juntas, sendo esta é uma realidade que se vem agravando nos últimos anos. O concelho do distrito de Leiria, de resto, apresenta um aumento de exportações ligeiramente superior à média nacional (20,7%).

Numa análise ao referido período, as exportadoras do município pombalense exibiram sucessivo crescimento, de 150.676 milhões de euros em 2014 até aos 181.938 milhões em 2018. Nos restantes concelhos, a comparação 2014-2018 mostra Penela e Soure a exportar significativamente mais, Condeixa a crescer ligeiramente, e Alvaiázere e Ansião a desacelerar.

Quando 2019 parece confirmar o propalado arrefecimento económico mundial, os números já conhecidos das exportações respeitantes a Janeiro último, quando comparado com o mês homólogo de 2018, mostram todos os municípios de Sicó em queda, embora ligeira, à excepção de Penela que apresenta um ténue crescimento.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM