12 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: José Magalhães Castela mostra em livro “Condeixa Desconhecida”

4 de Março 2019

José Magalhães Castela lançou “Condeixa Desconhecida”, um livro que, nas palavras do próprio, é “uma viagem ao passado”.

A história da fundação do Hospital Municipal D. Ana Laboreiro d´Eça é a primeira narrativa que apresenta o autor do livro, para homenagear Simão da Cunha, grande benemérito condeixense, um imperativo pessoal do autor, neste ano de 2019, em que se completam 100 anos sobre a data do seu falecimento.

A divulgação de informação sobre uma Condeixa desconhecida pelas gerações mais novas, estão traduzidas noutras narrativas contidas na obra de José Magalhães Castela, em que sobressaem o desempenho de alguns “homens bons” condeixenses, como o Visconde de Condeixa, o Dr. João Augusto Antunes, o Conselheiro Quaresma de Vasconcelos, entre outros.

A última narrativa que o autor apresenta, oferece um retrato sobre o Cinema Avenida de Condeixa, que entrou em funcionamento em 1 de Dezembro de 1932, e que constituiu uma verdadeira aventura empresarial de Joaquim da Costa, um dinâmico comerciante condeixense, muito à frente do seu tempo.

Com várias outras publicações editadas, sobretudo sobre Condeixa e sobre ciclismo, José Magalhães Castela refere que ainda lhe faltam escrever três livros sobre aquele desporto, mas “primeiro está esta Condeixa que me viu nascer”. “Vou tendo informação e quando tenho informação tenho que a divulgar, porque se não for divulgada de nada vale”, justifica, adiantando que em marcha está novo projecto literário.

A apresentação de “Condeixa Desconhecida”, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, esteve a cargo de Susana Carvalho, que elogiou o autor por publicar livros “com uma regularidade invejável”, salientando que a investigação sobre o passado condeixense presente nas obras de Castela “é uma tarefa árdua, que deve ser reconhecida, apoiada e valorizada”.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita, realçou o “trabalho incansável” do autor “em manter viva a memória de Condeixa”. “É essencial manter estes registos porque sem memória não se consegue construir o futuro”, referiu o autarca, assegurando que a edilidade “irá continuar a apoiar e a motivar” a concretização de iniciativas semelhantes.

(Na foto, Nuno Moita, Susana Carvalho e José Magalhães Castela, na apresentação do livro)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM