A escarpiada, doce típico de Condeixa, é candidata às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, concurso que pretende eleger os melhores doces de Portugal, enfatizando a tradição e a inovação, associadas a cada região do país, anunciou hoje a autarquia.
É a oitava edição das “7 Maravilhas de Portugal”, um projecto que, desde 2007, pretende promover os grandes valores da identidade nacional.
“Para Condeixa este evento constitui mais uma oportunidade para promover os nossos produtos endógenos que fazem parte e enriquecem o nosso património, feito de monumentos e paisagens mas também de um receituário tradicional baseado nos nossos costumes e nas características do território que habitamos”, destacou o presidente da Câmara, Nuno Moita.
Este ano, o município apresenta-se a concurso, na categoria “Doces de Território”, com a escarpiada, doce com marca registada feito à base de massa de pão, açúcar amarelo, canela e azeite e levado ao forno, confeccionado originalmente em Condeixa.
“As escarpiadas, cuja receita secular tem passado oralmente de geração em geração, fizeram sempre parte da alimentação dos nossos antepassados, especialmente durante as épocas festivas. São conhecidas pelos sabores característicos da região (açúcar amarelo, canela e azeite) e pela particular textura entre o crocante da crosta dourada e as várias camadas sumarentas de recheio fazendo lembrar as paisagens escarpadas (tal como sugere o seu nome do doce), abruptas e ladeirentas da região como a serra de Sicó”, refere uma nota da edilidade.
Antigamente a escarpiada era confeccionada em grandes porções, servida em caçoila de barro onde era cozida para ser cortada às fatias, mas a partir da segunda metade do século XX os padeiros da vila de Condeixa passaram a produzir as escarpiadas em doses individuais, encontrando-se disponíveis durante todo o ano em padarias, pastelarias, cafés e lojas regionais.
Após a submissão da candidatura da escarpiada às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, segue-se a selecção, por um painel de especialistas, dos sete candidatos finalistas por distrito e região autónoma e a votação pública, a partir de Julho. A grande final está prevista para dia 7 de Setembro e será transmitida pela RTP.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM