17 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Cantanhede: Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana anima fim-de-semana

22 de Março 2019

Cantanhede acolhe este fim-de-semana a 1.ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana, organizada pela Associação Orfeão Vox Caeli. O certame que se realizará nos no largo da antiga estação de comboios de Cantanhede tem previsto um programa gastronómico e cultural diversificado. A escolha da chanfana e da lampantana como principais iguarias a serem servidas recai num fundamento histórico. “Acredita-se que ambos os pratos tiveram origem por altura das Invasões Francesas, no tempo da última invasão, em 1810, e depois da Batalha do Bussaco, com as tropas acantonadas durante algum tempo na região da Bairrada, antes de seguirem para Coimbra”, refere a organização, sublinhando que as especialidades “não constituem a eleição de nenhum dos restantes eventos gastronómicos já realizados no concelho”.

O cardápio do festival gastronómico contempla ainda a sopa à camponesa, chouriça vinho d’alhos, morcelas e farinheiras, batatas fardadas, broa de milho e sobremesas típicas como a aletria, as papas de abóbora e as papas de carolo.

“Enquanto património cultural imaterial, a gastronomia é uma dos elementos mais importantes da autenticidade local. A chanfana é um dos mais nobres pratos da região centro, onde se insere o concelho de Cantanhede. Ocupa um lugar de destaque no receituário da cozinha tradicional pelo sabor e aroma de excelência. Já a lampantana, actualmente, só é conhecida pelos mais antigos”, frisam os promotores, que se estreiam neste tipo de iniciativas gastronómicas, confiantes no êxito do certame a realizar “de modo tradicional com uma qualidade assinalável, pois todos os pratos serão confeccionados de forma artesanal pelos associados da colectividade”.

A 1.ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana abre portas amanhã (23), pelas 19h00, e ao longo de dois dias além daquelas duas iguarias, acompanhadas por “vinhos de excelência” desta conhecida região vitivinícola, haverá animação musical. No sábado actuam Caretos da Lagoa de Mira, Iara Marques e o Grupo Reviver, e no domingo (24), em que as portas do evento abrem às 12h00, haverá Gaiteiros Copofonia, Grupo de Música Tradicional Cantares da Vila de Pereira e Grupo de Música e Cantares A Alegria do Zamjujeiro.

Referência ainda para a realização, durante a tarde de domingo, de uma feira à moda antiga no recinto do festival.

Para a realização da mostra, a Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede contou com o Município de Cantanhede, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e  Fundação Inatel como “parceiros de lugar cimeiro”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM