“Um Dia pela Vida” numa tarde com sala cheia. Foi assim, no passado domingo (10), no Centro Cultural de Ansião, com a população local a responder afirmativamente ao lançamento do projecto com aquela designação, de intervenção comunitária na promoção da prevenção do cancro.
“É uma iniciativa que pretende sensibilizar, e antes de mais, desmistificar a doença, que é uma doença grave, mas em que cada vez há mais possibilidade de um diagnóstico precoce, de um tratamento eficaz, de maior sobrevivência, e sobretudo com a modificação dos hábitos de vida fazer uma prevenção bastante eficaz”, referiu ao TERRAS DE SICÓ Vítor Rodrigues, presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Ansião registou uma “excelente taxa de participação” no rastreio do cancro da mama, “próximo dos 80%, que é do melhor que existe em termos europeus”, elogia aquele responsável, salientado que “as pessoas vão perdendo o medo de fazer o diagnóstico precoce, de fazer o rastreio, e isso é bom na luta contra a doença”.
“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa da LPCC no âmbito de uma parceria com a American Cancer Society, que tem como principais objectivos mudar a atitude da comunidade face à doença, informar, sensibilizar e angariar fundos destinados às actividades de apoio ao doente oncológico e família, educação e prevenção do cancro.
“Esta sessão é o primeiro passo de muitos, nos próximos três meses, todos em Ansião, com o envolvimento de toda a comunidade, de desenvolvimento de acções de sensibilização para a prevenção”, referiu Diana Gonçalves, coordenadora do projecto naquele concelho, convicta que “todos os ansianenses acolherão o projecto de coração aberto, despertos para a prevenção e sensibilização da doença”.
O presidente da Câmara António José Domingues destacou a “vantagem enorme” do projecto na mobilização da comunidade e do seu espírito solidário, sublinhando que a autarquia não poderia ficar indiferente ao desafio do grupo de voluntariado local da LPCC para o apoio à iniciativa.
Na sessão, que contou com uma acção de sensibilização sobre prevenção de cancro, apresentada pela médica Natália Amaral, foi feita a entrega da “pasta de capitão” às 20 equipas de voluntários já constituídas para a dinamização local do projecto.
Com “Um Dia Pela Vida”, a LPCC tem percorrido o país em iniciativas que juntam os que querem celebrar a vida e voluntariamente se disponibilizam a desenvolver acções.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM