O Pastel de Pinhão de Ansião é candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal, um concurso que se propõe eleger os melhores doces a nível nacional, enfatizando a tradição e a inovação, associadas a determinada região do país.
“Fruto do saber secular associado à tradição e qualidade dos produtos endógenos, o Pastel de Pinhão de Ansião foi o doce escolhido para integrar a candidatura à categoria ‘Doces do Território’”, explica uma nota da ADILCAN – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião, que submeteu a candidatura.
Assim, o Pastel de Pinhão de Ansião faz parte de um total de 907 doces inscritos nas sete categorias a concurso que, após validadas, vão ser votadas por um painel de especialistas que, numa primeira fase, escolhe 21 doces de cada distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.
Estes 140 doces vão ser revelados a 8 de Maio e são votados pelo público em 20 programas, a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa sairá um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um júri constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.
Em cada semifinal, são apurados os sete doces que tenham mais votos contabilizados. A gala final decorre a 7 de Setembro e será transmitida pela RTP1, em horário nobre, sendo eleitos os sete doces com selo “7 Maravilhas de Portugal”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM