7 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Acordeonistas de todo o país sobem ao palco em Santiago da Guarda

26 de Março 2019

As tradicionais sonoridades do acordeão vão invadir Santiago da Guarda em mais um Festival de Acordeão, que se realiza domingo (31), a partir das 15h00, promovido pelo Centro de Amizade e Animação Social local.

“O 23.º Festival de Acordeão conta com 12 participantes, oriundos dos concelhos de Alenquer, Condeixa, Pombal, Sertã, Setúbal, Torres Vedras e Vila Nova de Poiares, representando assim várias regiões do país”, refere uma nota da organização, salientando que este evento pretende “valorizar um instrumento musical versátil e popular, estimular o gosto pela sua utilização, promover o convívio entre executantes deste instrumento e assegurar um momento lúdico para a comunidade”. Por isso, está aberto a “acordeonistas de qualquer idade e origem geográfica”, que podem participar a título individual ou em representação de uma instituição.

Desta forma, durante a tarde executantes com mais ou menos experiência e vindos de vários pontos de país vão mostrar as suas aptidões num concurso que será avaliado em três níveis. O primeiro abrange apenas iniciantes, o segundo destina-se a executantes de nível médio e o terceiro é direccionado para praticantes de nível elevado. Ao longo das actuações, o júri vai avaliar o rigor e a versatilidade na interpretação, bem como a presença em palco.

Depois das actuações dos acordeonistas e enquanto o júri reúne decidir os vencedores desta 23.ª edição, sobe ao palco a Tuna da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere.

No final, todos os concorrentes levam uma lembrança de participação e aos três acordeonistas com melhor classificação de cada escalão serão atribuídos prémios. Assim, o vencedor do nível I recebe um prémio de 50 euros, enquanto o segundo e terceiro classificados ganham um troféu. Já no nível II, o primeiro classificado aufere 75 euros e o segundo e terceiro recebem também um troféu. Por fim, ao vencedor do nível III será atribuído um prémio de 350 euros, ao segundo de 100 euros e ao terceiro um troféu.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM