7 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ajudanimal pede apoio para construir pensão animal em Pombal

21 de Março 2019

A Ajudanimal – Associação de Defesa dos Animais de Pombal lançou uma campanha de angariação de fundos na plataforma GoFundMe para construir uma pensão animal num terreno cedido pela Junta de Freguesia de Pombal.

Depois de ver recusado o projecto “Pombal Pet Pensão”, apresentado à edição deste ano do Orçamento Participativo de Pombal, a Ajudanimal decidiu pedir “apoio a nível nacional” para poder avançar com o projecto de “construção de uma pensão animal com a componente de albergue para animais errantes”, que possua “todas as condições necessárias e legalmente exigidas para o seu bom funcionamento”.

“O projecto é composto por um edifício principal que servirá como ponto de recepção e distribuição para a zona de pensão e zona de albergue”, explica a Ajudanimal na página que criou na plataforma GoFundMe para angariar fundos que permitam avançar com “uma construção modular faseada e com várias opções de materialização”, a realizar consoante “a aquisição e a quantidade de verbas” obtidas.

A Pet Pensão incluirá os “serviços de apoio à estrutura da Associação e ao funcionamento do canil/gatil”, nomeadamente recepção/secretaria, enfermaria, casas de banho, armazém de materiais e de alimentos, bem como sala de quarentena, de arrumos e vigilante.

A valência de pensão animal pretende “apoiar a estrutura familiar”, colmatando “uma lacuna existente na região” que, por vezes, leva ao abandono dos animais devido à inexistência de locais onde deixar os bichos para “internamento hospitalar, férias ou qualquer situação familiar inesperada”.

Por sua vez, a vertente de albergue vem garantir a “segurança e saúde dos animais ao abrigo da associação, bem como dos voluntários que lhes dão assistência”, realça a Ajudanimal, adiantando que esta obra permite ainda “aumentar a resposta de actuação ao abandono de animais na nossa região”, evitando “problemas de saúde pública” que podem ser causados devido há inexistência de um “espaço adequado e suficiente” que albergue estes bichos.

Além disso, a Pet Pensão pretende “fomentar, junto dos jovens e da população em geral, comportamentos cívicos que são, cada vez mais, apanágio de sociedades evoluídas”, bem como “promover sessões de educação e bem-estar animal” e cursos de adestramento canino ou workshops relacionados com a causa animal.

“Contribuir para a saúde pública” é o principal benefício deste projecto, salienta a Ajudanimal, destacando que, apesar dos “animais domésticos” serem os “destinatários directos”, toda a população do concelho de Pombal e dos territórios vizinhos irá beneficiar com a Pet Pensão, pois esta contribuirá para a “diminuição do abandono e consequente occisão de animais de companhia no concelho de Pombal”.

De referir que, actualmente, a Ajudanimal “não possui um abrigo próprio”, pelo que “funciona com Famílias de Acolhimento Temporário (FAT), que se disponibilizam a acolher os animais até serem adoptados”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM