A inauguração de um painel de azulejos alusivo ao Centenário do nascimento de Fernando Namora, na Casa-Museu, marca o início da presença do Presidente da República na evocação da efeméride, na tarde (15h00) do próximo dia 15 de Abril, soube o TERRAS DE SICÓ.
Marcelo Rebelo de Sousa inaugura de seguida, no museu PO.RO.S, a exposição “Fernando Namora: Itinerário duma Vida, Geografia duma Obra” e, pelas 17h00, preside à sessão solene das comemorações, no auditório do mesmo museu, terminando a deslocação com um ‘porto de honra’.
A exposição-roteiro sobre o itinerário da vida do escritor e médico mostra “Fernando Namora: o homem, a obra e suas geografias”. “Os espaços percorridos por Fernando Namora desenham os meandros duma geografia vivida que se plasmaram numa obra que importa revisitar para melhor conhecer o legado do autor e o contexto sociopolítico dum período da história do país. A obra de Fernando Namora desdobra-se por inúmeras páginas que cristalizaram uma notável geografia literária que tem por coordenadas os lugares e os territórios onde o autor aportou: Condeixa, onde nasceu em 1919, Coimbra, a Beira Baixa (Tinalhas e Monsanto), Alentejo (Pavia, Mora) e Lisboa. O legado de Namora adquire ainda maior importância nos tempos que vivemos, quando o pensamento dominante, obsessivamente centrado no urbano, tenta apagar da história e pensar o mundo sem a sua dimensão rural, onde pessoas e paisagens, apesar de ameaçadas, teimam em sobreviver”, refere uma nota descritiva do projecto.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM