A Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC) apresentou hoje um programa de apoio a actividades culturais de associações não-profissionais da região, que pretende apoiar 26 projectos, com um orçamento de 60 mil euros.
O Programa de Apoio à Acção Cultural (PAAC), apresentado hoje no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, quer apoiar 26 iniciativas de índole cultural e artística neste ano, financiando, no máximo, 50% das despesas elegíveis de cada projecto, afirmou a nova directora regional, Suzana Menezes.
Com um orçamento total de 60 mil euros, o programa divide-se em três medidas de financiamento – artes plásticas, apoio à edição de livros e criação e difusão de artes do espectáculo -, sendo que as candidaturas podem ser apresentadas entre 01 e 31 de Março, anunciou a responsável.
Durante a sessão de apresentação, Suzana Menezes reconheceu que o montante disponível é pequeno, afirmando que chegou a ponderar se, com a verba disponível, se deveria lançar já este ano o PAAC.
“Não estamos a falar de apoios maravilhosos que permitam ‘per se’ implementar o projecto. A alternativa era não fazer nada”, esclareceu, tendo optado por usar o dinheiro disponível para colocá-lo “ao dispor do tecido associativo da região”.
Suzana Menezes vincou ainda que a expectativa é poder “melhorar o programa na sua dotação” em 2020.
Os únicos beneficiários do PAAC são associações privadas sem fins lucrativos, que têm que ter como área prioritária a cultura e as artes, funcionar há mais de três anos e ter sede num dos 77 municípios da área de influência da DRCC.
Para as iniciativas de criação artística, o programa apoia até dez projectos, com uma verba máxima de 2.400 euros para cada um, e na área de difusão artística cinco projectos com um apoio máximo de 4.000 euros.
No domínio das artes plásticas, o apoio é de 1.000 euros por projecto e na edição de livros há um tecto de 2.000 euros.
Após a fase de candidaturas, o período de análise dos projectos vai decorrer de 01 a 26 de Abril e os resultados deverão ser conhecidos a 29 de Aabril.
Suzana Menezes, ex-directora da Oliva Creative Factory, assumiu em Janeiro o cargo de directora regional de Cultura do Centro, em regime de substituição.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM