21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Um milhão de euros para renovar Linha do Norte em Albergaria dos Doze

18 de Fevereiro 2019

A Infraestruturas de Portugal anunciou ontem que vai investir mais de um milhão de euros na renovação integral de via no troço da Linha do Norte, em Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal.

Segundo uma nota de imprensa, os trabalhos visam a melhoria das condições de segurança e da circulação ferroviária, o que representa um investimento total superior a um milhão de euros (798.000 euros correspondentes ao valor da empreitada, a que se somam os 335.000 euros do custo dos materiais a aplicar).

A intervenção numa extensão de cerca de um quilómetro irá abranger a freguesia de Albergaria dos Doze, em Pombal, no distrito de Leiria, e uma pequena parte no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, clarificou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal.

Será realizada a “renovação da super-estrutura de via existente no troço, designadamente carril, travessas, fixações e balastro”.

Está ainda prevista a substituição de 1.910 travessas de madeira por travessas de betão mono-bloco, a substituição do carril de 54 kg/m por carril de 60 kg/m, o ataque mecânico pesado final com estabilização dinâmica, a melhoria dos sistemas de drenagem e da plataforma com aplicação de tela geotêxtil e o fornecimento e aplicação de balastro granítico.

O projecto, gestão e fiscalização da obra são da responsabilidade do Centro Operacional de Manutenção Norte da Direcção da Rede Ferroviária, acrescentou o comunicado.

A empreitada tem por objectivo assegurar níveis de qualidade adequados aos diferentes serviços de passageiros e mercadorias da Linha do Norte, melhorar a performance do troço e reduzir os custos de manutenção da infraestrutura a médio/longo prazo, informou ainda a IP.

A execução desta empreitada decorrerá em período noturno de modo a minimizar os impactos na circulação ferroviária.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM