Soure acolheu ontem a sessão distrital do Parlamento dos Jovens 2018/2019, destinado ao ensino básico, com a presença do deputado à Assembleia da República, João Gouveia.
No encontro foram apresentados, debatidos e aprovados os projectos de recomendação pelos “deputados” do Círculo de Coimbra, que remetem à Assembleia da República, nomeadamente a criação por parte do governo de uma política de incentivos para as empresas que promovam a utilização e consumo de produtos biológicos, como a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e a Agrobio (Agricultura Biológica); a promoção do “Plogging” através de campanhas de voluntariado ou de eventos desportivos, em zonas urbanas e balneares, e o aumento e diversificação dos incentivos à recolha e reciclagem de todo o tipo de lixo susceptível de reutilização, nomeadamente através da distribuição de máquinas “pfandautomatic”.
Para a sessão nacional, foram eleitos o Agrupamento de Escolas de Tábua, representado pelos deputados Matilde Nobre e Tiago Branquinho; Colégio Bissaya Barreto, representado pelos deputados José Pedro Simões e Joana Reis e Escola Secundária José Falcão, representada pelos Deputados Maria Veiga e Maria Inês Lopes.
O presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, na recepção aos jovens presentes enalteceu a sua participação cívica e política, tendo destacado ainda a importância da reflexão sobre o tema escolhido para este ano – as alterações climáticas – partilhando a experiência do Município neste âmbito, que se traduz na implementação e sensibilização de várias medidas sustentáveis.
Os alunos das 21 escolas presentes colocaram ao deputado sourense João Gouveia questões relacionadas com a sua experiência política, a actividade parlamentar e sobre o tema abordado na sessão.
Os trabalhos culminaram com a eleição do porta-voz para a sessão nacional, papel que caberá a Maria Veiga (aluna da Escola Secundária José Falcão) e com a votação da proposta de tema para o próximo ano, que será a “Prevenção do suicídio na adolescência”.
Paralelamente, o Município de Soure proporcionou ao corpo docente e demais convidados uma “Viagem no Tempo em Soure”, circuito que pretende evidenciar o património histórico e cultural do seu território.
O Agrupamento de Escolas de Soure, que aderiu a este projecto no ano transacto, sob coordenação da professora Sónia Vidal, voltou a estar representado, com uma bancada eleitoral composta pelos alunos Diogo Luís, Mariana Alves e Guilherme Marques, do 8.º ano de escolaridade.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM