O Município de Condeixa anunciou hoje o reforço o número de ecopontos em locais de maior concentração populacional tendo instalado, no segundo semestre de 2018, mais 31 equipamentos com o objectivo de aumentar o volume e a quantidade da reciclagem multimaterial.
Com este reforço a população do concelho de Condeixa irá beneficiar de um aumento na capacidade de contentorização para a deposição selectiva e melhorar o nível de acessibilidade a estes equipamentos, refere uma nota da autarquia, salientando que as localizações dos novos pontos de localização resultaram de um estudo prévio elaborado pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da edilidade.
“Além de melhorar a acessibilidade das pessoas aos ecopontos espera-se que este investimento incremente a separação de resíduos e com isso a taxa de reciclagem, diminuindo-se dessa forma, progressivamente, a deposição em aterro”, sublinha o presidente da Câmara, Nuno Moita.
Esta medida “contribuirá para potenciar um território mais sustentável e promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mas para isso é necessária a colaboração e envolvimento dos munícipes para depositarem de forma separada os seus resíduos”, apela o autarca.
Este investimento resulta do desenvolvimento do projecto Recicla, comparticipado através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e do projecto LIFE PAYT, um projecto europeu co-financiado pelo programa LIFE da União Europeia.
O município investiu também noutros equipamentos de deposição selectiva, nomeadamente pilhões e mini-oleões, visando estes últimos a dinamização do serviço de recolha selectiva porta-a-porta de óleos alimentares usados, um programa existente desde 2010, que visa garantir o correcto encaminhamento para tratamento destes resíduos, valorizando-os e preservando o recurso água.
Paralelamente, para fomentar as boas práticas de reciclagem, encontra-se ainda prevista a realização de campanhas de sensibilização e educação ambiental que irão incidir nas temáticas da prevenção e redução da produção de resíduos e na da deposição.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM