14 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Ansião entregou 100 medronheiros à Escola Prática de Polícia

28 de Fevereiro 2019

O Município de Ansião ofereceu 100 medronheiros à Escola Prática de Polícia, que tem sede no concelho de Torres Novas, com vista a substituir o palmeiral que existia na sua quinta e foi devastado por uma praga.

Após a devastação do palmeiral na quinta da Escola Prática de Polícia em Torres Novas, aquela entidade decidiu fazer uma recuperação florestal, tendo optado pelo medronheiro.

De acordo com uma nota da autarquia ansianense, esta alternativa pretende “consciencializar a opinião pública para a importância desta espécie de baixa inflamabilidade/combustibilidade, que se constitui uma solução segura para arborização em locais de protecção ao edificado, a que alia uma rápida capacidade de regeneração”.

Assim, no seguimento desta opção, o Superintendente da Escola Prática de Polícia, Jorge Cabrita, que teve conhecimento do programa de incentivo à plantação de medronheiro vigente no Município de Ansião, solicitou a cedência de 100 exemplares da espécie.

“Apesar de a Escola Prática de Polícia não se enquadrar neste regulamento, visto estar sediada noutro concelho, decidiu a autarquia, mediante proposta apresentada pelo presidente em reunião de Câmara Municipal a 6 de Junho de 2018, propor a oferta das árvores, tendo em conta também a baixa expressividade financeira da doação e o elevado simbolismo associado ao pedido”, explica a edilidade.

Certo do seu “contributo para a consciencialização da opinião pública para esta árvore autóctone”, o autarca António Domingues entregou, no passado dia 26 de Fevereiro, as árvores ao Superintendente da escola, que agradeceu a oferta.

Com este “gesto simbólico”, o Município de Ansião espera suscitar “maior curiosidade e adesão ao programa de reflorestação por medronheiro”, contribuindo para que o medronheiro se “afigure como uma das espécies dominantes na paisagem ansianense”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM