O município de Condeixa promoveu, recentemente, uma campanha de educação cívica, denominada “O lixo não é culpado. Culpado é quem o abandona” dirigida a alunos da Escola Básica 2, 3 de Condeixa, para sensibilizar os mais novos para a necessidade de depositar o lixo nos locais adequados, mantendo a limpeza urbana.
A campanha visa alertar para a necessidade da participação activa do produtor doméstico de lixo na co-gestão dos resíduos e na manutenção da limpeza urbana, em conjunto com os serviços do município e as empresas que colaboram na recolha e limpeza de resíduos.
Assumir que a “culpa” de haver lixo espalhado não é dos objectos descartados, mas sim de quem os descartou ou de quem não denuncia situações irregulares é o objectivo central desta acção, que se operacionaliza em sessões privilegiadas com a população escolar recorrendo a jogos de sala e de representação de papéis.
Depositar incorrectamente os resíduos indiferenciados, desvalorizar os resíduos recicláveis, efectuar o descarte ilegal de resíduos, como os verdes, os de construção e demolição ou os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, abandonar pequenos lixos pela via pública e largar resíduos perigosos em locais inadequados são algumas das problemáticas abordadas.
Pretende-se, face à inevitabilidade da produção diária de “restos” das actividades humanas, promover a consciencialização ambiental e a interiorização das obrigações de encaminhar, depositar e tratar correctamente esses “restos”. Este alargamento da consciência passará pelo reconhecimento de erros no tratamento de alguns resíduos, surgindo como uma oportunidade única para a introdução de melhorias nas rotinas ambientais.
Saliente-se que o correcto encaminhamento de resíduos controla a propagação de pragas, potenciais portadoras de doenças, e reduz os maus-cheiros, o ruído visual e os gastos públicos, aumentando a qualidade de vida.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM