13 de Dezembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Clube Condeixa em evidência com vitórias em todos os jogos

15 de Fevereiro 2019

A época avança e elas só ganham. A equipa feminina do Clube Condeixa vai tentar este sábado (16) à tarde, em jogo da Taça de Portugal, frente a uma equipa do primeiro escalão, manter um registo quase único no futebol sénior nacional esta época: vitórias em todos os jogos disputados. A situação só encontra paralelo na formação, também feminina, do S.L. Benfica, a militar igualmente no “Nacional” da 2.ª Divisão.

O desempenho vai em 20 vitórias consecutivas, três das quais para a Taça e 17 para o campeonato, onde já assegurou o 1.º lugar na sua série e o apuramento para a disputa da fase de subida.

“Há vários factores a contribuir para o que estamos a fazer, entre eles, uma melhor organização esta época por parte do clube e da sua secção de futebol feminino, reforçámo-nos bem, e depois há um grupo de jogadoras que têm sido fantásticas, que trabalha muito bem, que é exigente e quer sempre mais”, elogia o treinador José Sobral, há três épocas no clube.

Para o director desportivo do futebol feminino, Vítor Melo, a qualidade das jogadoras está a revelar-se decisiva. “Fizemos um esforço para trazer jogadoras com mais experiência e mais qualidade, que se juntaram à juventude e qualidade que já existia”, refere o dirigente, revelando que “sabia que tínhamos potencial para chegar de forma fácil à 2.ª fase, agora nunca pensei ser possível ganhar todos os jogos”.

O projecto da equipa de futebol feminino em Condeixa tem vindo em crescendo nos últimos anos. Há duas temporadas apenas uma decisão administrativa tirou o clube da disputa da fase de subida; na época passada não só venceu a sua série como teve oportunidade de lutar pela ascensão à primeira divisão, e este ano é o que vê. “Neste momento, vamos com 20 vitórias consecutivas na época e já muita gente começa a olhar para nós com outros olhos”, afirma José Sobral.

Subir de divisão e marcar presença na final da Taça de Portugal são metas traçadas. “Penso que é possível chegar à final do Jamor, embora isso também dependa muito dos sorteios, e no campeonato vamos lutar jogo a jogo para alcançar o objectivo da subida. Não é fácil, mas não é impossível”, considera o director desportivo, que no princípio da época assumiu funções.

“No início muitos pensavam que era apenas uma ilusão, mas se continuarmos a trabalhar como estamos, a ser exigentes com aquilo que fazemos, podemos acreditar que vamos longe”, enfatiza o técnico. E nem o facto de uma alteração de última hora do formato da 2.ª fase da prova “empurrar” a equipa condeixense para a série do Benfica [‘marcado’ para subir] amedronta: “Só nos motiva, dá-nos ganas e motivação para vencer. A presença dos melhores no futebol feminino é importante para este crescer, para ter outra visibilidade. Sabemos que é um conjunto muito forte, mas cá estamos para trabalhar e darmos o nosso melhor para conseguir ultrapassar esse objectivo”, assegura o jovem treinador, de 31 anos.

“O objectivo traçado, quando aceitei este desafio, era colocar a equipa na 1.ª divisão [Liga BPI] em dois anos. Se conseguirmos já neste primeiro ano será óptimo, se não conseguirmos a ideia que tenho é apostar forte de novo na próxima época”, afirma Vítor Melo, lembrando no entanto que é apenas o director desportivo e que a definição do projecto futuro para a equipa pertence à direcção do clube.

 

“Tomba-gigantes”

Para já, o objectivo mais imediato passa por chegar aos quartos-de-final da Taça de Portugal e para isso tem de ser “tomba-gigantes”. Este sábado (16), pelas 14h00, as condeixenses recebem o Clube Atlético Ouriense, 7.º classificado da Liga BPI, e tem pela frente mais uma “prova de fogo” à sua invencibilidade. “Será um duro teste à nossa capacidade, tudo até aqui tem sido fantástico, mas esta equipa quer mais e tem uma ambição desmedida para passar esta eliminatória dos oitavos-de-final”, refere o treinador José Sobral, consciente das dificuldades que as suas jogadoras vão encontrar, “do mais-valia do adversário, uma equipa muito bem treinada, que joga um futebol muito atractivo, mas nós temos as nossas hipóteses e vamos lutar até à última gota de suor”, garante. O director desportivo vai mais longe: “É para ganhar e nos 90 minutos!”.

 

Rute Rodrigues na selecção A

 

Fruto também do bom percurso da equipa feminina, o Clube Condeixa acaba de colocar uma jogadora nos trabalhos da Selecção A. A média Ana Rute Rodrigues foi chamada pelo seleccionador Francisco Neto para um estágio de preparação a decorrer na próxima semana.

“Estou muito contente e não estava à espera desta chamada”, referiu ao TERRAS DE SICÓ, salientando que “qualquer jogadora que chega a este nível quer sempre mais”. “Era um sonho e um objectivo, sei que é apenas um estágio de preparação mas vou trabalhar para continuar a ser convocada”, assegura a atleta de 21 anos, já internacional sub-19 e sub-17.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM