O primeiro “Curso de Salvamento e Resgate em Valas” realizado em Portugal está a decorrer esta semana nos Bombeiros Voluntários de Penela, envolvendo a participação de 17 formandos oriundos das corporações de Penela, Portimão e Vila do Conde, bem como da Escola Portuguesa de Salvamento e Comunidad de Madrid.
A formação foi ministrada por dois instrutores da Costa Rica, especialistas em salvamento técnico, que ao longo de quarenta horas transmitiram aos formandos “conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitem proceder ao salvamento ou resgate, em segurança, de vítimas em cenários de acidente em vala”, desenvolvendo as diferentes técnicas de análise de risco, contenção, protecção, estabilização, escoramento e extracção de vítimas, explica uma nota da autarquia.
A organização deste curso pioneiro em Portugal obrigou à construção de uma vala técnica (simulador) no Campo de Treinos dos Bombeiros de Penela, de forma a garantir todas as condições de segurança aos formandos e formadores na realização das técnicas em valas profundas => a 3 metros. Este simulador permite formar elementos no escoramento de valas rectas e com intersecções em “L” e “T”.
De referir que o curso contou com o apoio logístico e organização dos Bombeiros de Penela, da Heavy Rescue Portugal e da Rescate Urbano de Costa Rica.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM