A Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó anunciou a abertura de três novos avisos para apoio a candidaturas à Medida do PDR 2020 – M10. LEADER, na sequência à implementação da sua Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) aprovada para o território de intervenção. A dotação global é de 650.000 euros.
A associação, cumprindo o desígnio do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, inicia assim nova fase na implementação da EDL, disponibilizando três linhas de apoio ao investimento.
Na tipologia “Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas”, os projectos a apoiar visam intervenções nas explorações agrícolas cujo custo total elegível se situe entre os 1.000 e os 40.000 euros.
Os projectos devem promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores, bem como contribuir para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola. A dotação orçamental é de 150.000 euros.
“Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” é outra das tipologias apoiadas e pretende que os projectos apresentados contribuam para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas.
“A tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja igual ou superior a 10.000 euros e inferior ou igual a 200.000 euros”, refere a Associação Terras de Sicó. A dotação orçamental é de 300.000 euros.
A terceira tipologia, cujas candidaturas já se encontram abertas desde ontem, aponta à “Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola” e visa “estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de actividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas (…), criando novas fontes de rendimento e de emprego; contribuir directamente para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural”.
A tipologia de intervenção a apoiar, com uma dotação total de 200.000 euros, visa investimentos em actividades económicas não agrícolas nas explorações agrícolas com um valor elegível entre os 10.000 e os 200.000 euros.
Segundo a associação, as actividades económicas elegíveis são “unidades de alojamento turístico nas tipologias de turismo de habitação, turismo no espaço rural nos grupos de agro-turismo ou casas de campo, alojamento local, parques de campismo e caravanismo e de turismo da natureza”.
As candidaturas às diferentes tipologias estão abertas até 22 de Abril e elegíveis para projectos em todas as freguesias dos seis concelhos de Sicó.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM