As unidades de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego passam, a partir de sábado, a funcionar aos fins-de-semana até ao final do mês para situações de doença aguda, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Coimbra (ARSC) explica que a medida foi tomada no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno.
De acordo com a reorganização dos serviços, as unidades de saúde de Celas, Eiras, Fernão Magalhães, Norton de Matos, Santa Clara, São Martinho do Bispo, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Soure, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Penacova vão funcionar das 10:00 às 18:00.
Por seu lado, as unidades de Mira e Mortágua vão estar abertas das 08h00 às 20h00 e Cantanhede das 08h00 às 00h00.
“O funcionamento dos centros de saúde nas referidas datas visa garantir e reforçar uma resposta efectiva dos Cuidados de Saúde Primários à população em situações de doença aguda não urgente, evitando desnecessárias deslocações às urgências dos hospitais”, lê-se no comunicado.
A ARSC reforça, nesta altura, o conselho às populações para se dirigirem, “com confiança”, às unidades de saúde “que estão preparados para responder a situações não urgentes, como a síndrome gripal ou a infecção respiratória”.
Aquele organismo relembra ainda à população que, em caso de necessidade, deve sempre recorrer à linha de saúde SNS 24, através do número 808242424, na qual encontra “um profissional de saúde que faz o aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação”.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM