12 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Três centenas de participantes debateram saúde mental

31 de Janeiro 2019

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Soure, em parceria com a Câmara Municipal e Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças, promoveu ontem um colóquio subordinado ao tema “Pensar a Saúde Mental”, que juntou, em Soure, cerca de três centenas de técnicos, elementos de comissões e representantes de instituições de todo o país.

A presidente da CPCJ sourense, Manuela Santos, contextualizou a iniciativa, que surge no âmbito do projecto “Tecer a Prevenção” levado a cabo pela equipa de Soure. Nesse sentido, e de entre os eixos abordados, destaca-se a parentalidade comprometida, da qual faz parte a saúde mental e que deu o mote para a realização do colóquio.

Na sessão de abertura, o autarca Mário Jorge Nunes reforçou a aposta do Município, designadamente através da CPCJ, na construção de um sistema de protecção e prevenção, tendo como desígnio final as crianças, jovens e famílias do concelho. Destacou ainda necessidade de combater os estigmas associados à doença mental e a importância da sensibilização para a inclusão social dos cidadãos que sofrem desta problemática.

O círculo de reflexão, que contou também com as presenças de Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, e Rosário Farmhouse, líder da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, serviu para homenagem o juiz conselheiro jubilado Armando Leandro, de acordo com a deliberação camarária, “face ao seu enorme contributo e dedicação à causa dos direitos infantis e à protecção das crianças”.

“Famílias Saudáveis, Crianças Felizes” e “O Papel da Comunidade – Novos Desafios” foram os temas dos dois painéis de debate.

Na sessão de encerramento, o vereador com o pelouro da Acção Social e Saúde, Gil Soares, destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pelas várias comissões locais, nomeadamente a de Soure, frisando igualmente a importância da vertente preventiva na protecção das crianças e jovens, e a ajuda às famílias, como forma de promover o desenvolvimento integral e contribuir para a sua qualidade de vida.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM