21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Com igreja “nova”, Samuel festeja padroeira Nossa Senhora das Candeias

31 de Janeiro 2019

É com redobrada satisfação que Samuel, no concelho de Soure, festeja este fim-de-semana (entre amanhã e domingo) a padroeira Nossa Senhora das Candeias, depois de ver restaurada a igreja paroquial local, reaberta no passado dia 27 após profunda intervenção.

Os festejos arrancam amanhã (sexta-feira), actuando pelas 20h30, o Grupo Hip-Hop da ACRS de Samuel, “Samuel Beat”. A noite é dedicada à “festa da cerveja”, animada pela banda Kremlin.

No sábado (2), há missa e procissão de velas (19h00) na renovada igreja, e à noite destaque para a actuação da cantora Rebeca e baile com AS Band. Madrugada fora é por conta do DJ Rodriguez.

No último dia dos festejos (3), a chegada da Filarmónica de Instrução e Recreio da Abrunheira está marcada para as 14h00, realizando-se, meia hora depois, a missa solene e procissão, acompanhadas por aquela banda. No final terá lugar a tradicional venda dos ramos.

Às 17h30 actua o popular artista Xico à Portuguesa. Um baile com a banda Nova Imagem (21h30) encerra as festas, com espectáculos em recinto coberto e entradas livres.

Samuel vai estar assim em festa pelo segundo fim-de-semana consecutivo, após no passado domingo ter inaugurado as obras de beneficiação e remodelação do interior e exterior da Igreja Paroquial, ou ‘igreja do Diabo’, como é vulgarmente conhecida, com a presença do vigário-geral da Diocese de Coimbra, Pedro Miranda.

Igreja como nova

As obras, que duraram cerca de meio ano, representam um custo superior a 200.000 euros, suportados com o apoio da Câmara Municipal de Soure (cerca de 70.000 euros), da Junta de Freguesia de Samuel (10.000 euros), bem como da população, que “desde 2014 e com maior incidência ao longo do ano de 2018, desenvolveu diversas iniciativas com vista à angariação de fundos”, refere Sérgio Monteiro, elemento do Conselho Económico da Igreja Paroquial de Samuel.

“Sob o lema ‘Aproximai-vos do Senhor’, a realização desta obra motivou o envolvimento e contribuição de toda a população da paróquia de Samuel e das comunidades vizinhas, das diversas colectividades da freguesia e grupos musicais, culturais e de folclore do concelho de Soure e concelhos vizinhos”, realça aquele responsável.

Com vista a “manter toda esta identidade e traça original, a obra ficou a cargo de empresas com um vasto currículo de intervenções neste tipo de edifícios e os projectos de especialidade estiveram a cargo do arquitecto sourense Ricardo Tralhão”, adianta Sérgio Monteiro.

A Igreja de Nossa Senhora das Candeias terá sido construída no século XII, tendo no longínquo ano de 1613 uma das mais significativas remodelações. Ao longo dos séculos sofreu várias intervenções, conservando, no entanto, os traços daquela reforma. É conhecida como a ‘igreja do Diabo’, dado num dos altares (o das Almas) ser possível ver o diabo a ser estocado pelo arcanjo S. Miguel.

“A figura do diabo é um sinal distintivo e atrai desde sempre muita gente à igreja. Com esta intervenção estamos também a cumprir um dos nossos objectivos que é divulgar o património da freguesia e permitir que seja conhecido e visitado, reforçando o turismo do concelho”, refere ao TERRAS DE SICÓ aquele responsável, salientando que pela proximidade à unidade hoteleira instalada no Bicanho o templo pode passar agora a ser “oferecido como produto turístico”.

Restaurar a arte sacra dos altares, que ficou de fora desta intervenção, concluir o arranjo urbanísticos exterior e “criar um pequeno núcleo museológico ligado à igreja” são as próximas tarefas elencadas por aquele Conselho Económico.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM