Um ano depois da apresentação do projecto de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, preside no próximo dia 31, em Penela, à sessão de balanço do trabalho realizado no âmbito desta protecção dos recursos hídricos atingidos pelos incêndios de Julho de 2017, nos municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela e Sertã.
Penela foi o primeiro dos concelhos a concretizar o planeado, tendo sido intervencionados cerca de 18 quilómetros de linhas de água, em operações de limpeza e valorização dos recursos existentes, numa empreitada de perto de 200.000 euros.
“Era uma intervenção de emergência, mas que demorou mais que o tempo que era desejável, devido a um conjunto de procedimentos burocráticos que foi necessário cumprir”, lamenta o presidente da Câmara, Luís Matias, ainda assim satisfeito com o trabalho realizado.
Salgueiros, amieiros e sabugueiros foram algumas das espécies da flora ripícola preservadas na intervenção, financiada a 100% através de um protocolo com o Fundo Ambiental, à semelhança do que sucedeu com as restantes autarquias.
Em Fevereiro de 2018, na sessão de apresentação do projecto, o seu responsável realçou que a valorização do domínio hídrico contempla uma faixa de 10 metros cuja limpeza e manutenção é uma obrigação legal dos proprietários das margens. Salientando que “em Portugal existem cerca de 120.000 quilómetros de linhas de água”, Pedro Teiga frisou que o Estado não pode fazer e financiar todas as intervenções de limpeza e valorização dos recursos hídricos, pois “não há dinheiro para isso”. “A obrigação legal de intervir ao longo das linhas de água é dos proprietários marginais”, afirmou, enfatizando que esta empreitada “é uma oportunidade do Estado dar o exemplo de como as coisas devem ser feitas”.
A sessão do próximo dia 31, com a presença do membro do governo e de responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente, vai decorrer no HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM