27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Leiria cria Conselho Municipal de Desporto

28 de Janeiro 2019

O Município de Leiria vai criar o Conselho Municipal de Desporto, um órgão consultivo para as matérias que se relacionem com a política desportiva a adoptar pela autarquia, anunciou hoje a Câmara.

Segundo uma nota de imprensa, este conselho é criado com o objectivo de “acompanhar as dinâmicas e evolução do movimento associativo desportivo local, e, sempre que solicitado, pronunciar-se sobre as linhas orientadoras da política desportiva municipal, tal como colaborar na definição e execução das políticas de desporto do Município de Leiria”.

Este órgão consultivo irá também assegurar a “articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do desporto formal e informal, saúde, exercício físico e associativismo desportivo”, assim como “incentivar e apoiar a actividade associativa desportiva, assegurando a sua representação junto dos órgãos do Município de Leiria, bem como junto de outras entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras”.

“Com a criação do Conselho Municipal de Desporto de Leiria pretende alcançar-se uma estreita cooperação entre a Câmara Municipal e demais entidades desportivas num processo de reflexão e definição de estratégias sobre o sector desportivo no concelho de Leiria e o desenvolvimento das suas diversas manifestações, que possa traduzir-se num maior e verdadeiro envolvimento de todos os seus intervenientes e na anuência das propostas debatidas”, refere o documento.

Este órgão visa ainda “mobilizar os agentes desportivos do concelho, numa perspectiva prática, que possibilite traçar as linhas estratégicas de actuação para o desporto, concretizadas em medidas e projectos estruturantes e, ainda, na compatibilização do plano de actividades da Câmara Municipal de Leiria”.

Entre as diferentes competências consultivas está a emissão de pareceres sobre o desenvolvimento da política desportiva municipal e a colaboração na definição e execução das políticas de desporto do Município, liderado por Raul Castro.

“Este órgão poderá ainda pronunciar-se sobre os programas ou projectos municipais relativos a matérias de desenvolvimento desportivo, promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população residente no concelho de Leiria, tal como a divulgação de trabalhos de investigação relativos ao desporto”, acrescenta a mesma nota.

Promover iniciativas sobre o desporto no concelho de Leiria, colaborar com os órgãos do Município, promover a colaboração entre as associações desportivas são outras das competências previstas, que se estendem também ao acompanhamento e emissão de recomendações aos órgãos do Município sobre a execução da política desportiva e da política orçamental da Câmara relativo ao desporto, informa ainda a autarquia.

Este conselho engloba diversas entidades, visando a articulação de medidas para uma melhor integração das políticas direccionadas aos clubes/associações desportivas e praticantes das várias modalidades no geral.

A deliberação, aprovada na última reunião de executivo, realça ainda a importância de conhecer os anseios, aspirações, prioridades e preferências dos clubes, associações e praticantes para a definição de objectivos estratégicos que facilitem e criem melhores condições para a prática das várias modalidades desportivas.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM