A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) está a realizar acções de fogo controlado nos Baldios de Vila Nova.
As unidades de formação de Fogo Controlado e de Prevenção de Incêndios Florestais visam formar bombeiros que possam vir a ser credenciados como Operacionais de Queima pelo ICNF IP. “Fazemos previamente a preparação das parcelas, a protecção de pontos sensíveis, nomeadamente de núcleos de filhoses como carvalhos, a protecção dos povoamentos arbóreos, por exemplo pinhais, criamos faixas de contenção/segurança às parcelas e depois aplicamos técnicas de ignição e condução de fogo controlado, com o objectivo de reduzir a carga de combustível, habitualmente bastante elevada, em matos”, explicou Verónica Vieira Catarino, técnica credenciada em fogo controlado pelo ICNF, IP e chefe de queima. “Neste caso estamos a formar estes bombeiros em áreas em que os matos predominante são uma associação de tojo, urzes e carqueja”, adiantou.
Com um total de 12 formandos e quatro formadores, estas acções estão a ser desenvolvidas com o apoio na prevenção de um VFCI da Escola Nacional de Bombeiros (3.000 litros água), um VFCI dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova Poiares, cinco bombeiros e quatro sapadores florestais dos Baldios Vila Nova, que têm estado a apoiar no VFCI da ENB em conjunto com o formador na prevenção da queima.
“O fogo controlado, enquanto ferramenta na gestão silvícola do território, promove a compartimentação dos espaços florestais através da criação de descontinuidade do coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado”, refere uma nota dos Baldios de Vila Nova.
O uso do fogo controlado para além de minimizar o risco de incêndio serve ainda as necessidades de diversos utilizadores do território, através da promoção da renovação de pastagens e constituição de campos de alimentação, acções essenciais para a actividade de pastoreio e da cinegética.
De referir que o Plano de Fogo Controlado (PFC) para o concelho de Miranda do Corvo, aprovado no dia 16 de Abril de 2018 pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, abriu as portas para estas acções de prevenção estrutural com recurso à técnica de fogo controlado nos Baldios de Vila Nova, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
As parcelas escolhidas pelos formadores da Escola Nacional de Bombeiros para a utilização desta técnica são essencialmente áreas de matos diversos que totalizam 9,5 hectares, tendo já sido intervencionado um hectare. A localização estratégica destas parcelas em espaço florestal teve em conta a rede primária de gestão de combustível.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM