Um monumento de homenagem aos combatentes do concelho de Alvaiázere que defenderam os interesses da pátria foi inaugurado este domingo (13), junto ao Parque Multiusos da vila. A escultura é da autoria do artista alvaiazerense Santos Carvalho.
“A ideia é homenagear todos os combatentes alvaiazerenses, que combateram e defenderam os interesses da pátria”, contou ao TERRAS DE SICÓ a presidente da Câmara Municipal, defendendo que se trata de “uma justa e merecida homenagem”.
Para Célia Marques, “vale a pena visitar o monumento”, que “apesar de simples, tem um simbolismo muito forte e transmite muita força”.
Afinal, a escultura consiste num pilar de forma quadrangular, esculpido com pedra da região, que tem no topo um capacete também esculpido em pedra. O “pilar de quatro faces” tem “cinco voltas de arame farpado, que simbolizam a dor, a angústia e o sofrimento que a guerra provocou nos homens, mas também as cinco freguesias do concelho”, explicou o vice-presidente do Município, Agostinho Gomes, adiantando que “o capacete representa um objecto de defesa e de segurança corporal”.
Trata-se de “uma homenagem transversal a todos os combatentes alvaiazerenses que pelos quatro cantos do mundo honraram a nossa pátria e defenderam os interesses do nosso país”, realçou Agostinho Gomes, salientando que “este já era um anseio antigo do executivo da Câmara Municipal, contudo com o apoio da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património e da Liga de Combatentes – Núcleo de Abiul conseguimos juntar sinergias para erguer este memorial”.
“Considerando que o monumento agora inaugurado se refere, amplamente, a todos os combatentes, de todas as épocas, a Al-Baiäz irá promover a ampliação do conteúdo do memorial, através da colocação futura, no lado oposto da rua, na parede do cemitério, de lápides contendo os nomes dos combatentes que participaram na Grande Guerra”, refere uma nota daquela colectividade. Além disso, dando continuidade ao seu plano de actividades de evocação do centenário da Grande Guerra, a Al-Baiäz, em colaboração com o Museu Municipal de Alvaiázere, vai organizar “uma exposição alusiva àquele acontecimento histórico, com espólio da 1.ª Guerra Mundial e documentos da região (do princípio do século XX)”, que será inaugurada no próximo mês de Junho, altura em que se assinala o centenário do Tratado de Versalhes.
De referir que na inauguração do monumento aos combatentes alvaiazerenses estiveram presentes representantes do Município, das cinco Juntas de Freguesia do concelho, da Liga dos Combatentes – Núcleo de Abiul/Pombal, da Al-Baiäz e do Regimento de Infantaria n.º 15.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM