11 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Distritais do PSD acusam Governo de “desprezo” por Leiria e Oeste

7 de Janeiro 2019

As Comissões Políticas Distritais de Leiria e da Área Oeste acusaram hoje o Governo de “desprezo” pelas populações destas zonas, num comunicado conjunto.

Depois de reunidas em Torres Vedras (distrito de Lisboa), as duas Comissões Políticas Distritais criticaram “o abandono da região pelo Governo do Partido Socialista”, o “agravamento das acessibilidades, com o atraso e os erros de decisão no investimento na Linha do Oeste”, e a “insuficiente rede de transportes públicos em muitos concelhos de Leiria e do Oeste”.

Os sociais-democratas entendem ainda que é “injusta” a limitação, a residentes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, da redução do preço dos passes sociais anunciada pelo executivo.

Assinado pelos presidentes Rui Rocha (distrital de Leiria) e Duarte Pacheco (Oeste), o documento defende o “empenho numa estratégia que leve à mudança de Governo, com a vitória do PSD nas próximas eleições legislativas, para que a região e as suas populações tenham a atenção que merecem por parte do Governo central”.

O PSD lamenta o “atraso na modernização da Linha do Oeste e apela para que a obra seja a mais adequada para prestar um bom serviço às populações e empresas da região”

A Linha do Oeste foi renovada entre 1990 e 2004, mas, desde então, a degradação do serviço de passageiros e a morosidade das ligações ferroviárias a Lisboa e à Figueira da Foz levou a um gradual abandono e à redução do número de utilizadores.

As supressões de comboios e as alterações de horários na linha ferroviária fizeram aumentar as críticas ao serviço, com passageiros a queixarem-se de as dificuldades de transporte porem em causa os seus empregos.

Em Julho de 2018, cerca de 100 pessoas manifestaram-se frente ao Ministério do Planeamento e Infraestrutura, em Lisboa, em protesto contra as actuais condições e a supressão de vários comboios desde o início do ano.

Os sociais-democratas querem “manter periodicamente os contactos entre as duas estruturas do partido, de forma a concertar posições que permitam o fortalecimento e a afirmação de Leiria e do Oeste”.

A distrital de Leiria do PSD abrange os 16 concelhos do distrito, enquanto a estrutura da Área Oeste inclui seis municípios do distrito de Lisboa: Arruda dos Vinhos, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã, Alenquer e Torres Vedras.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM