Condeixa quer, a título excepcional, ser contemplada com o Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), adiantou ao TERRAS DE SICÓ a vice-presidente Liliana Pimentel.
O município ficou de fora da listagem dos 232 concelhos de Portugal continental a intervencionar por aquele programa destinado a projectos de inclusão com base em indicadores de fragilidade social, depois de ter usufruído dos dois programas anteriores e registar agora uma melhoria naqueles indicadores.
Alvaiázere, Ansião, Penela, Pombal e Soure mantêm-se no programa.
A portaria que cria os CLDS-4G permite “a título excepcional, constituir territórios de intervenção, os territórios abrangidos pelo Programa CLDS-3G cuja continuidade de intervenção se considere necessária”.
Salientando que no concelho “temos muita população envelhecida, não institucionalizada e em situações de isolamento, a necessitar de um serviço de proximidade como o que o CLDS desenvolveu”, Liliana Pimentel refere que para a tutela já seguiu a fundamentação do pedido de excepcionalidade.
A identificação das vulnerabilidades sociais, para elaboração dos concelhos seleccionados, teve em conta factores tradicionalmente muito penalizadores do tecido social, nomeadamente níveis do desemprego, do envelhecimento e da pobreza, especialmente da pobreza infantil, com base em indicadores propostos pelo Instituto da Segurança Social e pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM