17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa e Soure integram projecto-piloto de promoção da actividade física

28 de Janeiro 2019

Condeixa e Soure estão entre a mais de uma dezena de concelhos do país que integram o projecto-piloto de promoção da actividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovido pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e apresentado em Lisboa na passada quinta-feira (24).

A iniciativa envolve mais de 100 profissionais de diversas unidades de saúde, cerca de 3.000 utentes, e pretende durante os próximos 12 meses avaliar os ganhos em saúde e o custo-efectividade da recomendação de actividade física no SNS.

A intervenção multidisciplinar coordenada por um médico com formação adicional em medicina desportiva, em colaboração estreita com um profissional do exercício físico, que contará também com o envolvimento de outros profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros, tem como objectivo aumentar a actividade física, em autonomia, em utentes com doença crónica, através do estabelecimento de um plano individual de actividade física ou a participação num programa de exercício físico estruturado ou supervisionado.

Estima-se que quase três quartos da população portuguesa com mais de 15 anos não atinge as recomendações internacionais de actividade física, estando Portugal na 11.ª posição dos países com maior prevalência de inactividade física no mundo.

”Sendo a prática de actividade física um indicador de saúde com robusta evidência científica, quer sob o ponto de vista da prevenção da doença e da promoção da qualidade de vida, quer no contexto da melhor gestão de doenças crónicas, urge a existência de acções concertadas para a sua promoção”, refere a DGS.

Em Soure, a edilidade salienta que a participação no programa “incide na operacionalização, a nível municipal, da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável e da Promoção da Actividade Física e dos vários projectos a realizar, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, a aplicar na rede de serviços de saúde pública”.

Neste sentido, o Município está já em fase de preparação para implementar o programa ‘Diabetes em Movimento’, destinado a intervenção comunitária no âmbito desta doença e a fomentar a prática de actividade física regular.

O vereador sourense Gil Soares marcou presença no lançamento do projecto-piloto, que contou ainda com a participação de dois técnicos da autarquia na sessão de formação realizada na ocasião tendo em vista a sua implementação.

Segundo a DGS, o referido projecto “constitui-se como um passo pioneiro no sentido da implementação das principais orientações relativas à recomendação da actividade física no Serviço Nacional de Saúde incluídas, também, na Estratégia Nacional para a Promoção da Actividade Física, Saúde e Bem-Estar 2016-2025, e no Plano de Acção Global para a Actividade Física 2018-2030, da Organização Mundial de Saúde.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM