O projecto de construção de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) no edifício do antigo centro de saúde de Condeixa, outrora Hospital Municipal D. Ana Laboreiro d´Eça, vai ser apresentado esta segunda-feira (14), à tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho, pela Fundação Hospital D. Ana Laboreiro d´Eça, da qual fazem parte a Câmara Municipal de Condeixa, Santa Casa da Misericórdia e Paróquia de Condeixa.
A unidade, de acordo com o projectado, deverá ter capacidade para 30 camas.
O edifício, com a gestão entregue àquela fundação desde finais da década de 1960, encontra-se sem ocupação desde 2003, quando foi inaugurado o novo centro de saúde, e apresenta sinais evidentes de degradação e de actos de vandalismo.
Em Abril de 1927 abriu portas como hospital, satisfazendo a vontade expressa em testamento por Simão da Cunha d´ Eça Azevedo, o condeixense que deixou no início do século passado parte da sua fortuna destinada à construção de um hospital, “para nele serem tratados doentes dos dois sexos”, que tivesse o nome da sua esposa, “em homenagem das suas virtudes”.
De hospital passou a centro de saúde e há cerca de 15 anos que aguarda novo uso, que terá de ser, por força do referido testamento, ligado à área da saúde.
Ao longo dos últimos anos várias têm sido as “soluções” apontadas para o local, mas nenhuma avançou ainda.
A concretizar-se, a UCC permitirá manter de pé a vontade legada (e entretanto interrompida) de Simão da Cunha.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM