29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

CIM Região de Coimbra promoveu debate sobre o futuro do ensino profissional

18 de Janeiro 2019

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), na sequência da realização do estudo regional de Antecipação de Necessidades de Qualificações intermédias, promoveu, ontem, uma reunião de análise preliminar aos resultados, que se enquadra no desenvolvimento do Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ), da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Na presença da dirigente da ANQEP, Ana Cláudia Valente, o debate centrou-se na aplicação efectiva dos resultados preliminares do estudo, que vai permitir a definição de novos desafios da formação profissional no território da região de Coimbra, por forma a elaborar um documento estratégico orientador do ensino profissional regional.

O objectivo da sessão foi analisar os resultados preliminares do estudo sobre o ensino profissional na região de Coimbra e recolher contributos para a construção do mapa de relevâncias das qualificações a devolver à ANQEP, segundo as orientações do estudo da CIM Região de Coimbra.

“A estruturação da oferta profissional é uma questão crítica e deverá ser efectuada em articulação com o tecido empresarial”, considerou na abertura da sessão o secretário executivo da CIM-RC. Jorge Brito recordou que aquela comunidade intermunicipal é o interlocutor nas questões de financiamento, e lançou o repto para que as entidades representadas enviem contributivos específicos para a construção do programa 2030.

O responsável da CIM-RC conclui que “temos de dar uma nova vida ao Catálogo Nacional de Qualificações” e adequá-lo à realidade estruturante na região, como é o caso da economia da floresta.

Nos trabalhos participaram, para além das escolas, os municípios que integram a CIM Região de Coimbra, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, DGESTE, Associação Nacional de Escolas Profissionais, Instituto Politécnico de Coimbra e Universidade de Coimbra.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM