21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Feira dos Pinhões contribui “fortemente” para a promoção do concelho

19 de Janeiro 2019

Por estes dias, a vila de Ansião transforma-se numa grande montra que ostenta o que de melhor se faz na região de Sicó. A centenária Feira dos Pinhões, que acontece a 26 e 27 de Janeiro, em torno da Praça do Município, junta os produtos endógenos e o artesanato com a animação cultural, proporcionando oportunidades de negócio para comerciantes, artesãos e produtores regionais. Aos mais de uma centena de expositores juntam-se os grupos de teatro, os ranchos folclóricos, a música popular, o desfile associativo e o programa televisivo “Somos Portugal”. Enfim, um cartaz pautado pela riqueza e identidade das tradições que pretende atrair milhares de pessoas ao território.

“Este evento é uma janela para o mundo”, realça o presidente da autarquia, argumentando que “é verdadeiramente relevante todo o movimento que se regista a nível local” com a realização da Feira dos Pinhões, que “traduz-se de forma positiva na economia local”, proporcionando uma “dinâmica comercial, cultural e tradicional” que permite “alavancar o território e contribuir, fortemente, para a promoção do concelho”.

Ora, consciente do importante contributo que tem na economia local, António José Domingues entende que “a Feira dos Pinhões pode e deve crescer, redimensionar-se e recriar-se sem perder a força que esteve no seu nascimento”. Porém, “a configuração da nossa Centenária Feira dos Pinhões terá sempre como principal preocupação e desígnio a afirmação das nossas tradições, dos nossos produtos endógenos e da nossa identidade enquanto território com potencial patrimonial, paisagístico e natural”.

Neste sentido, a ampliação efectuada nesta edição e na anterior é a possível “dentro do nosso espaço urbano”, todavia já permite projectar este certame “como referenciador e promotor de desenvolvimento”. Afinal, “a feira foi crescendo, passando de cerca de 30 expositores no ano de 2017 para 70 no ano de 2018, com o novo formato”, frisou o autarca, revelando que este ano serão colocados, na Praça do Município, mais “uma dúzia de stands para as nossas associações”, que se juntam aos cerca de 70 espaços reservados para os produtores regionais e os cerca de 30 para as vendedeiras de pinhões.

E novidades? “A grande novidade a cada ano é a forma criativa como vamos reinventando cada momento deste evento, permitindo que cada ansianense e visitante desfrute dele e que cada expositor realize negócio”, sublinhou o edil.

Já no que toca à Feira dos Pinhões 2019, António Domingues destaca “todo o dinamismo associativo e cultural que permite afirmar Ansião como território de grande valor a todos os níveis”, mantendo-o como “o grande evento” que “teve sempre grande acolhimento das nossas gentes”. “Hoje, através desta ancestral feira, mantém-se a tradição dos pinhões alargada à promoção e valorização dos nossos produtos”, afirmou, esperando que esta edição tenha “o êxito dos anos anteriores e seja mais um ano de grande afirmação das nossas gentes, dos nossos produtos regionais e do nosso território”.

De referir que a Feira dos Pinhões representa um investimento de “aproximadamente três dezenas de milhar de euros”, encarados pelo executivo como uma aposta na “promoção do território e afirmação da nossa cultura e das nossas tradições”. Afinal, trata-se de um certame que “dá visibilidade mundial ao nosso concelho”, possibilitando que “milhares de pessoas nos visitem, conheçam, comprem e degustem os nossos produtos”.

 

Animação cultural valoriza certame

Além dos produtos endógenos e do artesanato regional, a Feira dos Pinhões apresenta também um programa cultural que trará a Ansião a companhia de teatro infantil ‘Aqui Há Gato’ (Santarém) para animar o sábado dos mais pequeninos, guardando para a tarde a Marchinha do Botequim, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de São Domingos da Lagarteira e o Rancho Folclórico de Pousaflores. À noite, o Teatro da Vista Alegre (Ílhavo) levará à cena a peça “Aqui há Fantasmas”, destinada aos mais graúdos.

Por sua vez, a programação de domingo estará a cargo da TVI com o programa “Somos Portugal”, que “espalhará a sua energia e animação por todos os que a ele assistam, graças à panóplia de artistas de renome e aos seus ilustres apresentadores, figuras tão acarinhadas pelo público nacional”, realça uma nota da autarquia.

“A Centenária Feira dos Pinhões homenageia assim uma tradição secular”, preenchendo “mais uma página importante da história do concelho de Ansião, reveladora da sua identidade, de um povo que vivia em comunhão com o que a natureza tinha para oferecer, dignificando a memória de um passado em que se reflecte o presente e projecta o futuro”, adianta aquela edilidade.

De referir que a sessão de abertura do evento acontece no sábado (26), pelas 15h00, no Auditório Municipal, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que conta ainda com a presença do presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, e do presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Leiria e presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM