29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Município cria equipa multidisciplinar para intervenção e apoio a alunos

5 de Dezembro 2018

O Município de Soure reforçou a sua aposta no sector da Educação com a candidatura efectuada ao Portugal 2020 – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, anunciou hoje a autarquia.

Através deste programa, a edilidade implementou uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível, constituída por três recursos humanos – nutricionista, terapeuta da fala e terapeuta ocupacional – que irão intervir e prestar apoio, dentro das suas áreas de formação, contribuindo para potenciar o sucesso escolar das crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo.

“Considerando a necessidade de intervir o mais precocemente possível no sentido de minimizar e atenuar as dificuldades apresentadas por alguns alunos com perfis de funcionalidade mais susceptíveis, bem como o impacto que essas mesmas dificuldades podem ter no desempenho escolar dos alunos e o custo financeiro que acarreta recorrer a sistemas de saúde privados por parte dos encarregados de educação, o Município dinamiza este projecto procurando garantir o acesso à educação e saúde a todas as famílias do concelho”, salienta a autarquia numa nota de imprensa.

A oferta desta resposta educativa visa proporcionar práticas de identificação e intervenção precoce como estratégia privilegiada de promoção escolar, facilitando a aprendizagem dos alunos e desenvolver condições facilitadoras do seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Os técnicos irão trabalhar directamente com as crianças, intervindo de acordo com as necessidades específicas de cada uma, mediante avaliação clínica e um plano de intervenção. Além disso, funcionará um gabinete de apoio, que se destina aos encarregados de educação e a promover o seu envolvimento no progresso dos educandos.

“A implementação desta medida integra o projecto educativo municipal, que visa proporcionar as melhoras condições para o desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho, apostando em iniciativas de prevenção e na minimização factores de risco e contribuindo para a igualdade de oportunidades no sucesso escolar”, salienta a mesma nota.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM