29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal é o 5.º município mais sustentável do país

3 de Dezembro 2018

O Município de Pombal está entre os cinco mais sustentáveis do país, destacando-se em primeiro lugar no ranking distrital, informou hoje a autarquia, sublinhando que “dos 21 indicadores avaliados, Pombal obteve uma pontuação de destaque em 12”.

“Na edição deste ano, Pombal obteve uma pontuação global de 84,7% no Índice ECOXXI 2018, a melhor pontuação de sempre, que permitiu alcançar o quinto lugar”, refere uma nota daquela edilidade, adiantando que este é o 13.º ano consecutivo em a Bandeira Verde ECOXXI é hasteada na Câmara Municipal.

Para poder ostentar a bandeira verde, o Município sujeitou-se a uma avaliação externa, sendo a sua candidatura avaliada por várias entidades, que analisam o cumprimento de 21 indicadores diferentes.

“A candidatura de Pombal obteve a pontuação máxima em quatro indicadores”, nomeadamente na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável, qualidade do ar e informação ao público, qualidade da água para consumo humano e qualidade do ambiente sonoro.

Para além destes, Pombal foi também distinguido em mais oito indicadores, sendo o município com a melhor avaliação na “implementação do Programa Bandeira Azul”.

A atribuição deste galardão permite reconhecer o Município de Pombal como cumpridor de boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável.

De referir que na edição de 2018, foram atribuídas 47 Bandeiras Verdes ECOXXI a outros tantos municípios, onde se destaca Pombal, um dos sete que ultrapassou a marca dos 80%, tendo alcançado a quinta pontuação mais elevada. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída aos municípios que conseguem alcançar uma pontuação igual ou superior a 50%.

Hasteando a Bandeira Verde ECOXXI desde 2006, Pombal assume assim o compromisso de trabalhar a sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social, com especial relevo para a promoção da educação ambiental e de desenvolvimento sustentável.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM