29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Espírito de Natal invade cidade de Pombal

2 de Dezembro 2018

“O Natal na Cidade” está a chegar a Pombal. As ruas ganham mais cor e brilho com as iluminações. A exposição de pais Natal dá outro encanto ao jardim da Avenida Heróis do Ultramar. E as dezenas de actividades garantem animação a pequenos e graúdos. No total são mais de meia centena de espectáculos em 30 dias. Enfim, motivos não vão faltar para visitar Pombal entre 7 de Dezembro e 6 de Janeiro.

As portas para o mundo encantado de “O Natal na Cidade” abrem já a 7 de Dezembro, pelas 17h00, com a abertura da exposição “O Natal no conto infantil”, que estará patente na Biblioteca Municipal. Seguem-se 30 dias de actividades, cujo “programa procura um envolvimento das nossas colectividades locais”, realçou o presidente da Câmara Municipal, salientando que o cartaz inclui “várias actividades de animação feitas com a prata da casa”.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Além de “um reforço da participação do associativismo local e dos nossos artistas, com projectos multietários e multigeracionais”, a iniciativa “tem um incremento de investimento face ao valor de 2017, que procurou essencialmente ampliar as áreas de iluminação e introduzir uma tenda transparente precisamente para fazer o convite às pessoas para participarem nas actividades”, sublinhou Diogo Mateus.

Outra das novidades é a “introdução do conceito de Eco Natal”, cujas actividades são da responsabilidade da Junta de Freguesia de Pombal, que terá a missão de “projectar um Natal de forma mais ecológica”, fazendo um “apelo à ecologia, à sustentabilidade e à poupança de recursos”, explicou Carla Longo, secretária da Junta de Pombal. Neste sentido, pretendem dinamizar uma série de actividades direccionadas às escolas e ao comércio local, que visam essencialmente “reduzir a pegada ambiental”.

A programação de Natal inclui também a Gala K’Escolhas, que assinala o encerramento do projecto “3 I’s – Intervir, Integrar e Incluir”. Esta cerimónia, que acontece a 13 de Dezembro, pelas 20h00, no Jardim do Cardal, inclui um concerto do grupo cigano Los Romeros, que enriquece o cartaz com “um concerto inclusivo” de “cunhos diferentes”, que visa promover a interculturalidade, frisou o presidente do Município.

Este ano a autarquia optou por não realizar o concurso de árvores de Natal, substituindo-o por outro de pais Natal, que conta com cerca de 60 inscrições, cujas figuras estarão patentes no jardim da Avenida Heróis do Ultramar, dando “um apontamento visual muito interessante” àquele local, adiantou a vereadora da Cultura.

A estas actividades juntam-se às já habituais na programação de Natal, nomeadamente concertos, teatro, espectáculos circenses, magia, animação de rua, jogos e diversões, espectáculos de variedades, ateliers, exposições, a Casa do Pai Natal, os mercados de Natal, as tasquinhas com sabor a Natal, o desfile de pais Natal e a feira de velharias.

Em suma, ao longo de praticamente um mês, “O Natal na Cidade” apresenta 51 actividades, onde se incluem “espectáculos para todos os gostos, que vão desde a música ao teatro, ao circo, à magia e às artes plásticas”, enfatizou Ana Gonçalves, reiterando que “tentou-se ter uma oferta diversificada, dando um grande privilégio aos artistas e às bandas locais”.

De referir que “O Natal na Cidade” representa um investimento global de 76.400 euros, onde “as questões da iluminação e da própria estrutura da tenda têm um papel importante”, referiu Diogo Mateus, ressaltando que “o Natal é tradicionalmente uma festa da família”, pelo que “queremos que seja vivido de outra maneira”, ou seja, numa “perspectiva menos comercial”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM