14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Bombeiros vão inaugurar novo quartel a 24 de Julho de 2020!

1 de Dezembro 2018

O projecto ainda não saiu do papel, mas o presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa já hoje “marcou” a data da inauguração do futuro quartel da corporação: 24 de Julho de 2020, Dia do Município.

Foi no decorrer da sessão solene comemorativa do 41.º aniversário da corporação que Gustavo Santos anunciou o lançamento do concurso público para a construção da obra para os primeiros meses do próximo ano, projectando também para 2019 o arranque dos trabalhos no terreno localizado na zona dos Silvais.

“Estão todos convidados para a inauguração do novo quartel no dia 24 de Julho de 2020”, afirmou, com convicção, recebendo da plateia forte aplauso.

Por seu lado, o presidente da Câmara, Nuno Moita, assegurou que não será pela autarquia “que não se fará a inauguração” naquela data. “Podemos continuar a sonhar, porque o sonho vai tornar-se realidade”, afiançou, referindo que a associação humanitária receberá, ainda este mês, a primeira tranche do apoio municipal protocolado para a obra.

A sessão solene ficou ainda marcada por algumas críticas à nova lei orgânica de Protecção Civil proposta pelo Governo, com o comandante da corporação condeixense a salientar que “os nossos bombeiros merecem respeito, porque sempre estiveram prontos a colaborar, sempre na linha da frente no auxílio às populações”.

“Merecemos respeito, queremos mais incentivos, mais apoios ao voluntariado e às nossas solicitações. Não entendo porque a nossa força não é reforçada com equipas de primeira intervenção florestal e urbana, não entendo porque não podemos substituir viaturas de combate com mais de 20 anos, não entendo porque noutras forças é concurso atrás de concurso para os seus operacionais e nós continuamos a pedir”, censurou Fernando Gonçalves, registando, em tom irónico, que “quem não gosta de museus ou não é estudante não tem incentivos”, referindo-se a alguns “benefícios” dados aos bombeiros.

Na cerimónia, por entre as habituais condecorações (uma delas a Fernando Gonçalves pelos 30 anos de “dedicação à causa”), foram empossados Jorge Almeida e Tiago Picão como novos adjuntos de comando.

Além das “prendas” de algumas empresas, refira-se que a União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova ofereceu à corporação um Desfibrilhador Automático Externo e as restantes Juntas do concelho presentearam a associação humanitária com outro diverso equipamento importante para o bom desempenho dos operacionais.

O dia festivo ficou ainda marcado pela bênção de duas novas ambulâncias, uma de socorro e outra de transporte de doentes, adquiridas totalmente a expensas dos Bombeiros.

LUÍS CARLOS MELO

GALERIA DE FOTOS > AQUI


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM