13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure distinguido como “Município Amigo do Desporto”

29 de Novembro 2018

A Câmara Municipal de Soure é hoje distinguida como “Município Amigo do Desporto”, galardão atribuído pela plataforma Cidade Social, numa cerimónia que acontece em Rio Maior. Para a autarquia, esta distinção, à qual se candidatou pela primeira vez, é “o reconhecimento nacional do bom trabalho efectuado pelo Município de Soure na área do Desporto”.

“Este programa constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de actividades físicas e no desenvolvimento desportivo”, explica uma nota da edilidade, salientando que se trata “de um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão ‘Município Amigo do Desporto”.

Atribuído pela plataforma Cidade Social e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio procura reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.

O objectivo é reunir uma rede de cidades nas quais a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.

“O Município de Soure tem vindo a implementar uma estratégia que, além da aposta na formação e no apoio às colectividades, pretende potenciar a diversificação e promoção da oferta desportiva concelhia, bem como atrair para o concelho a realização de eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais”, adianta a autarquia, realçando que “a concretização de várias competições com grande visibilidade visam a afirmação de Soure como uma referência na área do Desporto, além de assumirem um forte contributo para a dinamização da economia local”.

De acordo com a mesma nota, “a autarquia encontra-se em fase de valorização do sector, estando a implementar o Gabinete de Desporto”, que visa “potenciar a estratégia desportiva municipal”.

De referir que na atribuição da distinção foram tidas em conta uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspectos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM