O Município de Soure vai associar-se às comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se celebra amanhã, através de um programa dedicado à comunidade educativa, que inclui uma acção planetária, o lançamento do programa “Escola Virtual” e o hastear da Bandeira das Cidades Educadoras.
A adesão do Município de Soure à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e, consequentemente, à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, vem no seguimento das suas políticas educativas de “integrar projectos e desenvolver medidas que beneficiem a comunidade escolar e, particularmente, as crianças, jovens e suas famílias”, explica uma nota da autarquia.
Neste sentido, “a adesão aos dois projectos insere-se na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, consolidando-se como um concelho inspirador de hábitos salutares nas áreas da educação, saúde, desporto e lazer”.
Para aquela edilidade, esta iniciativa vem provar que “Soure continua a distinguir-se como um pólo incentivador das gerações mais jovens, dinamizando projectos e criando condições para o seu crescimento e desenvolvimento social”, sendo a educação “cada vez mais uma das áreas de maior intervenção da autarquia”, onde são notórios os “excelentes resultados obtidos a nível escolar em todos os ciclos de ensino”.
Programa dedicado à comunidade educativa
O programa que assinala o Dia Internacional da Cidade Educadora arranca com uma acção planetária “A Nossa Casa é um Planeta”, que acontece às 9h30, na Escola Martinho Árias, na Escola Básica de Soure e no Centro Escolar de Granja do Ulmeiro. Esta actividade, realizada em parceria com a ERSUC e dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, visa promover boas práticas ambientais nos estabelecimentos escolares, através do visionamento de três filmes com conteúdos adequados para os referidos públicos alvos.
As actividades continuam com o lançamento do programa “Escola Virtual” da Porta Editora, que se realiza às 10h30, no Centro Escolar de Granja do Ulmeiro. De referir que a “Escola Virtual” é um projecto de educação online, que disponibiliza a toda a comunidade educativa métodos de estudo e acompanhamento mais atractivos e eficazes, orientados para o sucesso escolar dos alunos.
As comemorações terminam com o hastear da Bandeira das Cidades Educadoras, pelas 14h30, no edifício dos Paços do Concelho, onde será também apresentada a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível, constituída por uma nutricionista, um terapeuta da fala e uma terapeuta ocupacional. Dirigida aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho, esta equipa multidisciplinar surge no âmbito da candidatura “Portugal 2020 – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM