Três toneladas de resíduos foram recolhidos durante a campanha “Limpar Ansião”, que decorreu nos dias 17 e 24 de Novembro e envolveu mais uma centena de voluntários.
Cerca de 100 ansianenses aceitaram o desafio da Câmara Municipal para “Limpar Ansião”. Desta forma, nos dois últimos sábados (17 e 24 de Novembro), os voluntários distribuíram-se pelas seis freguesias do concelho e “foram palmilhando os terrenos, amontoando rapidamente quantidades exorbitantes de plásticos, metais, vidro, resíduos orgânicos, pneus, roupa e outros materiais”, refere uma nota da autarquia, realçando que no total “foram quantificadas cerca de três toneladas de plásticos, metais, vidro e resíduos orgânicos”. Deste número fica ainda por apurar a quantidade de pneus e materiais de fibra (como por exemplo peças automóveis), que “serão quantificados à posterior”.
“Esta actividade teve também um carácter de sensibilização, com os seus participantes a depararem-se com todo o tipo de resíduos não decompostos, como garrafas de vidro, sacos de plástico, embalagens, entre outros”, adiantou aquela edilidade, advertindo que “um saco de plástico demora cerca 30 a 40 anos a decompor-se, uma garrafa de água demora cerca de 100 a 400 anos, o alumínio poderá chegar aos 800 anos e a decomposição de uma garrafa de vidro demora entre 4.000 a um milhão de anos”.
Posto isto, a autarquia considera que “o ‘Limpar Ansião’ deverá continuar todos os dias em prol da beleza e da saúde do nosso concelho, não só como uma iniciativa, mas também como uma forma de estar em sociedade, mantendo o nosso planeta, o nosso concelho e a nossa casa livre de resíduos”.
Certa de que os participantes desta iniciativa ficaram bem conscientes da “herança que deixamos quando poluímos a natureza”, “a Câmara Municipal agradece às mais de uma centena de voluntários que participaram no ‘Limpar Ansião’”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM