20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

GNR apreendeu 1,5 toneladas de crustáceos e pescado em Aveiro e Nazaré

22 de Novembro 2018

O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz apreendeu 1.050 quilos de crustáceos, 90 de bivalves e 520 quilos de pescada, no valor total de 11.000 euros, na passada terça-feira (20), em Aveiro e Nazaré, informou hoje Unidade de Controlo Costeiro.

De acordo com as autoridades, a apreensão ocorreu “no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária direccionada para a captura e comércio ilegal de crustáceos, bivalves, protecção das espécies e segurança alimentar”, na qual “foi interceptada uma viatura que fazia o transporte decaranguejo mouro (Carcinus maenas), de berbigão (Cerastoderma edule) e amêijoa macha (Venerupis Pullastra) sem que o condutor fosse detentor dos documentos que garantissem a sua rastreabilidade”. Após verificação da carga transportada apurou-se ainda que os crustáceos não tinham a medida mínima regulamentar de 5 cm para serem capturados e comercializados.

Numa outra acção de fiscalização ao transporte de pescado, foi apreendida a pescada que não possuía a “medida mínima regulamentar de venda (27 cm)”.

De referir que a pescada, depois de submetida ao controlo higiossanitário por entidade competente, foi entregue a várias instituições de solidariedade, por se encontrar própria para o consumo.

Nestas acções foram identificados dois homens de 40 e 56 anos, tendo sido elaborados os respectivos auto de notícia por contra-ordenação.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM