O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz apreendeu 1.050 quilos de crustáceos, 90 de bivalves e 520 quilos de pescada, no valor total de 11.000 euros, na passada terça-feira (20), em Aveiro e Nazaré, informou hoje Unidade de Controlo Costeiro.
De acordo com as autoridades, a apreensão ocorreu “no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária direccionada para a captura e comércio ilegal de crustáceos, bivalves, protecção das espécies e segurança alimentar”, na qual “foi interceptada uma viatura que fazia o transporte decaranguejo mouro (Carcinus maenas), de berbigão (Cerastoderma edule) e amêijoa macha (Venerupis Pullastra) sem que o condutor fosse detentor dos documentos que garantissem a sua rastreabilidade”. Após verificação da carga transportada apurou-se ainda que os crustáceos não tinham a medida mínima regulamentar de 5 cm para serem capturados e comercializados.
Numa outra acção de fiscalização ao transporte de pescado, foi apreendida a pescada que não possuía a “medida mínima regulamentar de venda (27 cm)”.
De referir que a pescada, depois de submetida ao controlo higiossanitário por entidade competente, foi entregue a várias instituições de solidariedade, por se encontrar própria para o consumo.
Nestas acções foram identificados dois homens de 40 e 56 anos, tendo sido elaborados os respectivos auto de notícia por contra-ordenação.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM