13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festival assinala em Leiria 20 anos de Concertos para Bebés

22 de Novembro 2018

Os 20 anos dos Concertos para Bebés são comemorados em Pousos, no concelho de Leiria, com o Festival Musicalmente, que no sábado e no domingo propõe momentos de música, dança, artes visuais e performance para famílias.

O festival é organizado pela companhia Musicalmente, responsável pela produção dos Concertos para Bebés, criação de Paulo Lameiro que já correu mundo ao longo das duas últimas décadas, recebendo reconhecimento académico e prémios internacionais.

Limitado a 80 bebés e respectivas famílias, o festival pretende ser “um mergulho em música, dança, artes visuais e performance”, explica a directora artística, Inesa Markava.

“O festival é, necessariamente, o relembrar e reflectir sobre 20 anos deste projecto dedicado aos mais pequeninos e às suas famílias, através de um encontro e partilha”, sublinha.

Os músicos residentes do projecto vão cruzar-se com vários artistas convidados. No final, na tarde de domingo, há um grande Concerto para Bebés com todos os participantes, que terá a banda belga Naragonia como convidada especial.

“Queremos criar um ambiente de surpresa e descoberta, de partilha e gentileza”, antecipa Inesa Markava, desejando que, no final, subsista um “enorme calor no coração e a vontade de arregaçar as mangas e começar a preparar um novo festival”.

Há vários anos integrada na equipa dos Concertos para Bebés, a bailarina e investigadora descreve a participação no projecto como “absolutamente fantástica”.

“Cada Concerto é uma viagem, uma partilha, uma aprendizagem. Gosto imenso da ideia de levar este projecto até aos bebés de todo mundo: Macau, Brasil, Espanha, Irlanda, Luxemburgo… e com países incríveis no horizonte de 2019. E que bem que sabe também voltar a casa e voltar a tocar, cantar e dançar em Leiria e outras cidades de Portugal”, acrescenta.

Depois de 20 anos, o futuro dos Concertos para Bebés será “uma grande abertura a todas as artes”, para “uma constante descoberta e reinvenção de cada músico e bailarino residente”.

“Vamos continuar a aprender, ser flexíveis e resistentes, e viver o momento aqui e agora, com os bebés”, conclui a directora artística do festival.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM