11 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Exposição “Vergílio Correia 1888-1944: um olhar fotográfico” chega a Arraiolos

2 de Novembro 2018

Apresentada pela primeira vez em Condeixa, em 2016, a exposição itinerante “Vergílio Correia 1888-1944: um olhar fotográfico”, a partir do arquivo de fotografias em chapa de vidro do autor, instalou-se no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, até Fevereiro de 2019, anunciou a autarquia condeixense.

Esta exposição temporária e itinerante, apresentada e inaugurada recentemente, foi produzida pelo Centro de Estudos Vergílio Correia, Câmara Municipal de Condeixa, Associação Ecomuseu de Condeixa, entre outras entidades, no âmbito do programa de acções do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

A mostra é composta por 36 ampliações fotográficas, grande parte dedicadas à valorização do património cultural de Portugal, a partir do vasto acervo da autoria de Vergílio Correia guardado pela família ao longo de quase um século.

A exposição apresenta-se como um tributo a um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XX que percorreu o país para retratar e documentar o seu património cultural, destacando-se nos domínios da Arqueologia, História da Arte e Etnografia.

Considerado um “descobridor” de Conímbriga, Vergílio Correia Pinto da Fonseca nasceu em Peso da Régua no dia 19 de Outubro de 1888 e faleceu precocemente em 3 de Junho de 1944, em Coimbra, onde era docente na Universidade desde 1921.

A exposição “Vergílio Correia 1888-1944: um olhar fotográfico” foi concebida no âmbito do Colóquio de História, História da Arte, Etnografia, Geologia, Etnografia e Geografia Vergílio Correia in Memoriam, realizado em Fevereiro de 2016, em Condeixa, onde foi apresentada, pela primeira vez, no Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó.

Posteriormente, esteve patente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, em 2017, e já este ano no Museu Regional de Beja e no Centro de Interpretação do Megalitismo, recentemente inaugurado em Mora.

Depois de Arraiolos, a mostra deverá chegar, em 2019, ao Museu de Santiago do Cacém e, na Primavera de 2020 à Galeria Municipal de Peso da Régua, terra natal de Vergílio Correia, seguindo depois para o Museu de Lamego, Centro Português de Fotografia, no Porto, e outros locais.

Através desta itinerância, os promotores da exposição pretendem recolher apoios para proceder à identificação da colecção de 971 negativos em chapa de vidro, datados de 1915.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM