O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra inaugura em Janeiro uma nova exposição sobre engenhos e máquinas usados pela humanidade desde o neolítico, informou hoje a instituição.
A exposição é inaugurada a 25 de Janeiro, sendo que vai contar também com um núcleo expositivo no museu PO.RO.S, em Condeixa, informou o Exploratório, em nota de imprensa enviada à agência Lusa, referindo que duas peças da exposição vão estar presentes, antes da inauguração, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).
A exposição “Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras”, que conta com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, explora a forma como as grandes civilizações – dos egípcios aos romanos – “legaram à humanidade grandes obras que ficaram para testemunhar a arte e engenho dos antigos”, sublinha o Exploratório.
A iniciativa dá a conhecer “o artificio e a astúcia usados pelo homem ao longo dos séculos, desde os primeiros tempos à era pré-industrial, para ultrapassar os desafios colocados pelo transporte e montagem das grandes pedras utilizadas nas suas construções: dos dólmenes, menires e outras construções megalíticas aos obeliscos egípcios, passando pelas grandes construções gregas e romanas que continuam a impressionar”.
A exposição é composta por 15 modelos de máquinas e oito dioramas, “todos construídos como reproduções fiéis das máquinas e cenas de trabalho usadas em cada época retratada, ajudando a compreender a forma como tais proezas humanas foram alcançadas”, salienta o Exploratório.
LUSA
(Na foto, a apresentação, hoje, da nova exposição)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM