13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Empresário morto em Moçambique era natural de Ourém e residia em Pombal

12 de Novembro 2018

O empresário português encontrado morto, ontem, em Moçambique era natural de Rio de Couros, no concelho de Ourém, e residia em Pombal, antes de ter emigrado, há oito anos, para aquele país.

José Paulo Antunes Caetano, de 51 anos de idade, foi um dos fundadores da empresa JP Caetano, nas Meirinhas, e em Moçambique estava ligado ao aluguer de máquinas para a construção civil.

A Polícia da República de Moçambique (PRM), que foi alertada no passado sábado para o rapto, disse, nesta segunda-feira, à Lusa, ter indícios de que este pode ter sido feito por alguém que a vítima conhecia.

O relato de uma funcionária indicia que “o rapto em si não tenha sido violento” e que provavelmente o empresário “se tenha sentido à vontade para lidar com as pessoas que o raptaram”, referiu Fernando Manhiça, porta-voz da PRM da Matola, na província de Maputo.

Ainda no sábado, a polícia activou a equipa de investigação criminal e foram iniciadas diligências. “Infelizmente, por volta das 14h00 de domingo, o corpo foi descoberto na zona de Moamba”, numa pedreira abandonada, com sinais de ter sido atingido com uma faca no pescoço e no braço, acrescentou.

O português foi encontrado depois de ter sido pago o resgate exigido, disse no domingo à Lusa o secretário de Estado das Comunidades português, José Luís Carneiro, considerando que os casos ocorridos em Moçambique “não contribuem para a confiança dos investidores no país” e que Portugal já manifestou “toda a disponibilidade” para acompanhar a família nas “diligências judiciárias que estão em curso, depois de apresentadas queixas junto das autoridades moçambicanas”, que estão a investigar o caso.

Também foi garantido apoio dos serviços para disponibilizar os documentos necessários para o trabalho do Ministério Público e concretizar, se necessário, a “trasladação do corpo, porque essa parece ser a vontade da família”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM