15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Dança contemporânea alia-se ao folclore em oito concelhos da região de Coimbra

27 de Novembro 2018

O espectáculo “A Viagem”, de Filipa Francisco, vai ser apresentado em oito concelhos da região de Coimbra, num projecto que junta bailarinos de dança contemporânea com ranchos folclóricos locais.

A primeira apresentação do projecto no distrito decorreu em Tábua, em Outubro, sendo agora apresentado na Casa da Cultura de Góis, no sábado, com a participação do rancho folclórico Mensageiros da Alegria, informou a organização da iniciativa, inserida no “Coimbra Região de Cultura”, uma rede de programação cultural em 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

“’A Viagem’ é um projecto com a comunidade, que cruza o folclore com bailarinos de dança contemporânea no mesmo palco. Em cada município onde é apresentado, este espectáculo envolve um grupo folclórico local, colocando em diálogo e confronto a dança tradicional portuguesa com a dança contemporânea”, sublinha a nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projecto de Filipa Francisco nasceu durante uma viagem a Ramallah, na Palestina, fazendo a primeira aproximação entre “os dois mundos” em 2011, com o rancho folclórico Os Camponeses, de Riachos.

“Em cada nova localidade onde se apresenta, Filipa Francisco procede à investigação sobre as danças tradicionais locais e, desse modo, os espectáculos variam de acordo com os grupos convidados a participar”, explana a organização.

Depois da apresentação em Góis, o espectáculo vai estar, em 2019, em Coimbra (17 de Fevereiro), em Cantanhede (16 de Março), Miranda do Corvo (13 de Abril), Oliveira do Hospital (20 de Outubro) e Penela (16 de Novembro).

A apresentação na Figueira da Foz ainda está com data por definir.

“Coimbra Região de Cultura” é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares, numa iniciativa cofinanciada pelo Centro 2020.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM