O espectáculo “A Viagem”, de Filipa Francisco, vai ser apresentado em oito concelhos da região de Coimbra, num projecto que junta bailarinos de dança contemporânea com ranchos folclóricos locais.
A primeira apresentação do projecto no distrito decorreu em Tábua, em Outubro, sendo agora apresentado na Casa da Cultura de Góis, no sábado, com a participação do rancho folclórico Mensageiros da Alegria, informou a organização da iniciativa, inserida no “Coimbra Região de Cultura”, uma rede de programação cultural em 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
“’A Viagem’ é um projecto com a comunidade, que cruza o folclore com bailarinos de dança contemporânea no mesmo palco. Em cada município onde é apresentado, este espectáculo envolve um grupo folclórico local, colocando em diálogo e confronto a dança tradicional portuguesa com a dança contemporânea”, sublinha a nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O projecto de Filipa Francisco nasceu durante uma viagem a Ramallah, na Palestina, fazendo a primeira aproximação entre “os dois mundos” em 2011, com o rancho folclórico Os Camponeses, de Riachos.
“Em cada nova localidade onde se apresenta, Filipa Francisco procede à investigação sobre as danças tradicionais locais e, desse modo, os espectáculos variam de acordo com os grupos convidados a participar”, explana a organização.
Depois da apresentação em Góis, o espectáculo vai estar, em 2019, em Coimbra (17 de Fevereiro), em Cantanhede (16 de Março), Miranda do Corvo (13 de Abril), Oliveira do Hospital (20 de Outubro) e Penela (16 de Novembro).
A apresentação na Figueira da Foz ainda está com data por definir.
“Coimbra Região de Cultura” é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares, numa iniciativa cofinanciada pelo Centro 2020.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM